Folha de S. Paulo


Dudu está no mesmo patamar de Neymar e Oscar, diz ex-técnico da seleção

Pilar Olivares - 10.ago.2011/Reuters
Dudu comemora gol da seleção brasileira sub-20 com Ney Franco no Mundial de 2011
Dudu comemora gol da seleção brasileira sub-20 com Ney Franco no Mundial de 2011

Principal nome de disputa no mercado brasileiro neste início de temporada, o atacante Dudu, 23, que foi anunciado pelo Palmeiras no último domingo (11), está no mesmo patamar de Neymar, Oscar e Lucas. Pelo menos esta é a avaliação de Ney Franco, ex-técnico da seleção brasileira sub-20.

O treinador, que está atualmente sem clube após ser rebaixado com o Vitória, trabalhou com o atacante no Coritiba em 2010 e na seleção brasileira sub-20. Com a equipe de base do Brasil, Dudu foi considerado o talismã na conquista do título mundial em 2011.

Ele saiu do banco nas sete partidas do time na competição e marcou três gols, além de contribuir com assistências, principalmente na decisão contra Portugal.

"O Dudu dá ao treinador a possibilidade de utilizá-lo pelos dois lados do campo e até pelo meio, mas o seu forte é pelas beiradas. Ele é um jogador muito tático, talentoso, e faz parte dessa geração de Neymar, Lucas, Oscar, Philippe Coutinho e o coloco neste mesmo patamar", disse Ney Franco à Folha.

Ag.Palmeiras/Divulgação
Dudu assina contrato com o Palmeiras
Dudu assina contrato com o Palmeiras

Dudu começou nas categorias de base do Atlético-GO. Em 2005, se transferiu para o Cruzeiro, onde ficou até 2011 quando foi negociado com o Dínamo de Kiev. Antes de deixar o clube mineiro, jogou no Coritiba.

Na equipe ucraniana ficou até fevereiro do ano passado, quando foi emprestado ao Grêmio. Logo após deixar o time gaúcho, o atacante despertou o interesse de São Paulo e Corinthians, que fizeram propostas oficiais para contratá-lo. Mas o Palmeiras entrou na disputa e fechou com o jogador.

ESCASSEZ DE GOLS

A velha máxima do futebol que "atacante vive de gols" não combina com o novo reforço do Palmeiras. No ano passado, Dudu marcou apenas oito em 52 partidas pelo Grêmio. Ele viveu um jejum de 21 jogos sem balançar as redes com a camisa do time gaúcho.

Pelo Dínamo de Kiev, que o comprou do Cruzeiro por 5 milhões de euros em 2011, anotou apenas sete.

PROBLEMAS FORA DO CAMPO

Apesar de ser elogiado pelas qualidades dentro de campo, Dudu já teve problemas fora das quatro linhas. Em 2013, foi detido por suposta agressão à mulher e à sogra. Por meio de sua assessoria, no entanto, o jogador disse na época que foi um mal-entendido.

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
O atacante Dudu durante jogo do Grêmio
O atacante Dudu durante jogo do Grêmio

Endereço da página:

Links no texto: