Folha de S. Paulo


Federer pode se tornar o 3º da história a alcançar mil vitórias na carreira

Roger Federer, 33, pode alcançar neste domingo (11), na final do Torneio de Brisbane, na Austrália, a milésima vitória em simples na carreira.

Federer venceu no sábado (10) o búlgaro Grigor Dimitrov, 23 anos e 11º do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), com um duplo 6/2, em apenas 53 minutos. Com isso, passou a somar 999 triunfos na carreira.

Federer já possui títulos em todos os Grand Slams (Abertos da Austrália e dos EUA, Roland Garros e Wimbledon), tem medalhas olímpicas e, desde dezembro passado, coleciona também a Copa Davis conquistada pela Suíça.

David Kapernick/Efe
Roger Federer saca durante vitória sobre o búlgaro Grigor Dimitrov
Roger Federer saca durante vitória sobre o búlgaro Grigor Dimitrov

"Alcançar a milésima vitória é algo muito importante, um marco para mim. Será especial se acontecer em uma decisão de ATP, onde obtive a maioria das vitórias na minha carreira", disse Federer.

A 999ª vitória da carreira do astro suíço foi sobre um jogador apelidado de "Baby Federer", em razão do estilo de jogo semelhante entre ambos.

Dimitrov, aliás, é atleta da Team8, empresa criada há dois anos por Federer e seu empresário, Tony Godsick, para representar tenistas.

Na decisão do ATP 205 de Brisbane, Federer enfrenta o canadense Milos Raonic, oitavo do mundo. O rival derrotou o japonês Kei Nishikori, quinto do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4-7), 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4), em 2h33min.

RECORDES

Maior vencedor de Grand Slams (os quatro torneios mais importantes do tênis), com 17 conquistas, Federer pode se tornar no domingo o terceiro tenista a chegar às mil vitórias –sem contar torneios de exibição e jogos em torneios de menor expressão.

O atual recordista é o norte-americano Jimmy Connors, com 1.253 triunfos. Em segundo na lista está Ivan Lendl, tcheco naturalizado americano, com 1.071.

Para ultrapassar Lendl, Federer precisa repetir o desempenho do ano passado, quando terminou com 73 vitórias.


Endereço da página: