Folha de S. Paulo


Rodada da Série B pode levar Ponte Preta e Joinville de volta à Série A

A 34ª rodada da Série B do Brasileiro, que começa nesta terça-feira com dois jogos, pode classificar as duas primeiras equipes para a Série A em 2015: Ponte Preta e Joinville.

Apesar de estar em segundo lugar na classificação, com 63 pontos –atrás da Ponte Preta, que tem 64–, o Joinville pode ser o primeiro a colocar a mão na vaga.

Para isso, basta vencer o Sampaio Corrêa em São Luís, em jogo que começa às 21h50, e torcer para o Avaí, que entra em campo antes, às 19h30, perder em casa do Oeste.

Se isso ocorrer, o Joinville vai a 66 pontos e abre 14 de vantagem sobre o primeiro time fora do G-4, que é o próprio Avaí, que ficaria com 52 pontos e apenas mais 12 para disputar (faltariam quatro rodadas para o final do campeonato).

O sexto colocado, Santa Cruz, que tem 51 pontos e mais cinco jogos para fazer, também poderia chegar a 66 pontos, mas não igualaria o número de vitórias do Joinville, que teria 20 –o time pernambucano chegaria no máximo a 18.

O Joinville não disputa a elite do torneio nacional desde 2000, quando entrou na conturbada edição que levou o nome de Copa João Havelange, um torneio criado para contornar uma crise jurídica envolvendo o rebaixamento do Gama. A competição tinha dois módulos que se cruzavam e o Joinville disputou o módulo amarelo.

O melhor momento do time catarinense no cenário nacional foi nos anos 1970 e 1980, quando foi presença constante na elite –seu melhor resultado foi em 1985, quando chegou ao 6º lugar no torneio.

O pior momento foi em 2007, quando foi rebaixado à Série D, mas ficou sem disputar a divisão em 2008 e 2009. No ano seguinte, ficou em quarto lugar e voltou à Série C. Em 2011, subiu para a Série B.

Hoje, há três times catarinenses na Série A do Brasileiro –Figueirense, Chapecoense e Criciúma–, mas todos ainda correm risco de serem rebaixados para a segunda divisão.

Reprodução/jec.com.br
Atacante Edigar Junio, do Joinvile, que pode retornar à Série A nesta terça-feira
Atacante Edigar Junio, do Joinvile, que pode retornar à Série A nesta terça-feira

Do elenco atual do Joinville, os nomes mais conhecidos são o lateral esquerdo Wellington Saci, o meia Eduardo Ramos (ambos com passagens pelo Corinthians) e os atacantes Schwenck (que defendeu vários times, entre eles Cruzeiro e Botafogo) e Jael (que defendeu o Flamengo, entre outros).

O superintendente de futebol do time é o ex-volante César Sampaio, que defendeu Santos e Palmeiras e foi titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998, na França.

PONTE PRETA

Já a Ponte Preta, que lidera com 64 pontos, pode subir se bater o rival regional Bragantino no próximo sábado, às 16h20, em Bragança Paulista, e se o Avaí ao menos empatar nesta terça-feira com o Oeste.

O time de Campinas é presença constante na elite do Brasileiro –já participou de 21 edições desde os anos 1970, sendo a última delas em 2013, quando foi rebaixado após ficar em 19º lugar.

Além de subir, outro objetivo da Ponte Preta é conquistar a Série B, o que daria ao time, fundado em 1900, o primeiro título de sua história. No ano passado, a equipe chegou perto do feito, mas perdeu a final da Copa Sul-Americana para o argentino Lanús.

A Ponte Preta perdeu apenas cinco jogos na atual edição da Série B –o menor número ao lado do Vasco– e tem o melhor ataque do campeonato, com 55 gols.


Endereço da página: