Folha de S. Paulo


À frente do Fla, Luxemburgo tenta título nacional que não vê há 10 anos

Faz muito tempo que Vanderlei Luxemburgo não conquista um título nacional. Em 2004, no segundo Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos, o treinador vencia a competição comandando o Santos.

Desde então, um dos mais vitoriosos treinadores da história recente do futebol brasileiro só conquistou estaduais. Pior, nem chegou a uma decisão de competição nacional, jejum que pode acabar se o Flamengo passar pelo Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil.

O primeiro jogo será disputado nesta quarta (29), às 22h, no estádio do Maracanã.

Pedro Martins/Agif/Folhapress
Vanderlei Luxemburgo durante treino do Flamengo no CT Ninho do Urubu no Rio de Janeiro
Vanderlei Luxemburgo durante treino do Flamengo no CT Ninho do Urubu no Rio de Janeiro

Desde 2004 Luxemburgo conquistou cinco estaduais –três Paulistas, por Palmeiras e Santos (duas vezes), um Mineiro com o Atlético e um Estadual do Rio pelo Flamengo. Pouco para um técnico que a partir de 1993, quando foi campeão brasileiro com o Palmeiras, obteve sete títulos nacionais em 11 anos.

Ele ficou oito meses desempregado após ser demitido do Fluminense até assumir o Flamengo em julho e ajudar o time a se afastar da zona do rebaixamento da Série A.

A dúvida para a partida desta quarta é quem será o substituto de Alecsandro, machucado, mas o provável é que jogue Eduardo da Silva. No Atlético-MG, o problema é o zagueiro Leonardo Silva, vetado com lesão muscular.


Endereço da página: