Folha de S. Paulo


STJD absolve Corinthians em caso Petros e multa só CBF e federação

Em julgamento realizado Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira (27), o Corinthians foi absolvido do caso Petros, já que órgão entendeu que o clube não teve culpa na escalação irregular do meia no empate por 0 a 0 contra o Coritiba, no dia 3 de agosto, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube obteve 4 votos dos auditores pela absolvição em primeira instância. Já a Federação Paulista de Futebol e a CBF, que também eram réus no processo, foram consideradas as responsáveis pelo erro no registro do contrato do jogador e foram multadas em R$ 10 mil (cada uma). Ainda cabe recurso.

O time do técnico Mano Menezes poderia perder até quatro pontos pela suposta escalação irregular do meia. A confusão se deu porque o contrato de empréstimo foi rescindido em 1º de agosto, uma sexta-feira. Um novo acordo em definitivo foi redigido com data de 2 de agosto, sábado, quando não há expediente na CBF e o registro não poderia ser feito.

Luis Moura/Folhapress
O volante Petros durante um treino do Corinthians
O volante Petros durante um treino do Corinthians

Assim, teoricamente, o atleta teria enfrentado a equipe paranaense de forma irregular. Com isso, o Corinthians seria punido com a perda de três pontos e mais um do empate conquistado em campo, além de levar multa de até R$ 100 mil.

Antes mesmo do julgamento desta tarde, a Federação Paulista de Futebol assumiu ter cometido um erro de digitação e livrou o Corinthians de qualquer culpa. Os advogados da equipe se apoiaram neste fato para conseguir a absolvição e também no registro de Petros no BID (Boletim Informativo Diário), que estava vigente.

Em seu depoimento, o advogado do Corinthians, João Zanforlin, afirmou que o clube cumpriu com tudo que foi necessário para o atleta estar em condições de jogo e que a federação e a CBF deram condições para que Petros fosse utilizado naquela partida.


Endereço da página: