Folha de S. Paulo


Copa do Brasil desfalca rodada do Brasileiro

As semifinais da Copa do Brasil só começam na quarta (29), mas a 31ª rodada do Brasileiro, com nove jogos neste sábado (25), sentirá os efeitos.

Dos quatro semifinalistas, Santos e Flamengo já confirmaram que pouparão jogadores pensando no torneio mata-mata. O Cruzeiro, apesar de brigar pelo título do Brasileiro, cogita descansar atletas mais desgastados. Apenas o Atlético-MG não pretende poupar, mas porque já terá vários desfalques neste final de semana.

O Santos visita a Chapecoense às 18h30, e o técnico Enderson Moreira deixará fora deste jogo a espinha dorsal do time. Não jogarão o goleiro Aranha, o zagueiro Edu Dracena, o volante Arouca e o atacante Robinho.

A seis pontos do G-4 na Série A, que leva à Libertadores, o treinador prioriza a semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro –o primeiro jogo será quarta, no Mineirão. Como novidade, a volta ao time titular do atacante Leandro Damião, jogador que tem recebido muitas críticas dos torcedores santistas.

Marcelo Oliveira pode aproveitar a vantagem de sete pontos do Cruzeiro para o São Paulo na Série A e descansar alguns atletas para o confronto do meio da semana que vem contra o Santos.

O time visita o Figueirense, às 16h20, e terá o retorno de Ricardo Goulart, que estava machucado. Alisson, lesionado, está fora, mas pode não ser o único, apesar de o treinador não citar nomes.

"Como tem jogo decisivo na quarta, podemos por causa do desgaste físico também pensar nisso [poupar atletas], pois em algumas posições o Cruzeiro tem qualidade semelhante", disse Oliveira.

Do outro lado

A outra semifinal da Copa do Brasil que pode afetar a presença dos jogadores em campo nesta rodada será entre Flamengo e Atlético-MG, que se enfrentam quarta no estádio do Maracanã, no Rio.

Vanderlei Luxemburgo poupará meio time titular no clássico contra o Botafogo, às 21h deste sábado, na Arena da Amazônia, em Manaus.

O lateral Léo Moura, o volante Márcio Araújo e o meia Cáceres, por exemplo, nem viajaram com o time.

O fato de o time estar em 11°, nove pontos distante da zona do rebaixamento e a 11 pontos do G-4 facilita para o técnico poupar o time.

Já o Atlético-MG não poderá se dar a esse luxo contra o Sport, às 18h30. Primeiro porque está no limite do G-4, em quarto, um ponto na frente de Grêmio e Internacional.

E também terá vários desfalques importantes, como o atacante Diego Tardelli, o meia Luan e o zagueiro Edcarlos, que estão suspensos.


Endereço da página: