Folha de S. Paulo


Guerrero, Everton, Kaká e Robinho; veja outros desfalques da rodada

De um lado não estará em campo o peruano Guerrero, artilheiro do Corinthians no Brasileiro, maior finalizador da equipe, o jogador que mais recebe faltas e o que mais dá assistências.

Do outro não jogará Everton Ribeiro, o meia que no Cruzeiro é o maior finalizador, o que mais cruza, o que mais recebe bolas, o que mais lança, o que mais dribla e o que mais dá assistência.

As ausências de Guerrero, que está com a seleção peruana, e Everton Ribeiro, com a seleção brasileira, no jogo desta quarta-feira às 22h entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão, são apenas algumas das baixas para a 27ª rodada do Brasileiro, hoje e amanhã, por causa de convocações por seleções.

O problema é que o Brasil –ao contrário dos países da Europa, por exemplo– não para o seu campeonato quando as seleções jogam torneios oficiais ou amistosos nas chamadas datas-Fifa, período reservado pela entidade para jogos dos selecionados nacionais.

Também nesta quarta-feira, às 19h30, no Morumbi, o São Paulo não terá o meia-atacante Kaká, um dos principais destaques da equipe no torneio –é o mais acionado do time e o segundo maior driblador. Também não terá o volante Souza, que é o segundo melhor passador do time (89,3% de acerto) e um dos mais regulares jogadores da equipe –esteve em campo em 25 dos 26 jogos do time no torneio.

O Botafogo, que recebe nesta quarta-feira o Palmeiras às 19h30 no Maracanã em jogo-chave na briga para fugir do rebaixamento –em penúltimo lugar, o time do Rio tem 26 pontos, apenas dois a menos que o rival desta noite (15º colocado)–, não terá os seus dois goleiros.

Jefferson foi convocado por Dunga para a seleção principal para a disputa do Superclássico das Américas no sábado, em Pequim, e para o amistoso contra o Japão, em Cingapura, na próxima terça-feira.

Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF
Kaká domina a bola durante treino da seleção brasileira
Kaká domina a bola durante treino da seleção brasileira

Já o seu reserva imediato, Andrei, foi convocado pelo técnico Alexandre Gallo, da seleção olímpica, que enfrenta o time principal da Bolívia na próxima sexta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus. Com isso, jogará o terceiro goleiro, Helton Leite, filho do ex-goleiro João Leite, ídolo do Atlético-MG entre os anos 1970 e 1990.

Outro goleiro terá a sua ausência sentida: Marcelo Grohe, o goleiro menos vazado do campeonato (chegou a ficar oito jogos sem tomar gols), desfalca o Grêmio nesta quarta-feira em casa, às 22h, na Arena do Grêmio, contra o Sport –convocado por Dunga, está em Pequim com a seleção.

Na próxima quinta-feira (9), o Santos entra em campo na Vila Belmiro, às 19h30, contra o Bahia sem o seu principal astro, Robinho, também com a seleção de Dunga.

Já o Atlético-MG, também na quinta-feira, faz um jogo decisivo contra o Fluminense às 19h30, no Maracanã, sem seu principal jogador, o atacante Diego Tardelli, também com a seleção brasileira.

Os dois times brigam por vaga na Libertadores (a equipe mineira, em 4º lugar, tem 43 pontos, dois a mais que o clube do Rio, que está em 7º).

Tardelli é o jogador que mais finaliza no Atlético-MG, o que mais recebe bolas, o que mais dribla e é o artilheiro do time, com nove gols.

As convocações para as seleções ainda vão desfalcar os times brasileiros na 28ª rodada, neste final de semana, e nos jogos de volta da Copa do Brasil, no meio da próxima semana.

ALGUNS DESFALQUES E SUA IMPORTÂNCIA NAS EQUIPES

GUERRERO (CORINTHIANS)
- maior finalizador da equipe (2,4) *
- quem mais recebe faltas no time (3,0) *
- maior artilheiro da equipe (8 gols) **
- quem mais dá assistências no time (4) **

EVERTON RIBEIRO (CRUZEIRO)
- maior finalizador da equipe (2,3) *
- quem mais cruza no time (5,6) *
- quem mais recebe bolas no time (38,3, a maior do torneio) *
- quem mais lança no time (0,6) *
- quem mais dribla no time (2,6) *
- quem mais dá assistência no time (10) **

TARDELLI (ATLÉTICO-MG)
- quem mais finaliza no time (2,5) *
- quem mais recebe bolas na equipe (35,7) *
- maior driblador no time (3,7) *
- artilheiro do time (9) **

KAKÁ (SÃO PAULO)
- quem mais recebe bolas no time (34,5) *
- segundo maior driblador da equipe (13) *

*média no campeonato
** total no campeonato

QUEM FOI CONVOCADO
(e que atua no futebol brasileiro)

SELEÇÃO PRINCIPAL
Gil (zagueiro do Corinthians)
Elias (meia do Corinthians)
Kaká (meia-atacante do São Paulo)
Jefferson (goleiro do Botafogo)
Diego Tardelli (atacante do Atlético-MG)
Everton Ribeiro (meia do Cruzeiro)
Robinho (atacante do Santos)

SELEÇÃO OLÍMPICA
Andrei (goleiro do Botafogo)
Jacsson (goleiro do Internacional)
Gerogemy (goleiro do Cruzeiro)
Samir (zagueiro do Flamengo)
Nathan (zagueiro do Palmeiras)
Claudio Winck (lateral do Internacional)
Douglas Santos (lateral do Atlético-MG)
Alison (volante do Santos)
Matheus Biteco (meia do Grêmio)
Ademilson (atacante do São Paulo)
Luan (atacante do Grêmio)
Thalles (atacante do Vasco)
Douglas Coutinho (atacante do Atlético-PR)


Endereço da página:

Links no texto: