Folha de S. Paulo


STJD revê pena do América-MG, e Lusa vira vice-lanterna da Série B

O América-MG recuperou 15 dos 21 pontos perdidos em primeira instância no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa da escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo.

A redução da pena de 21 para seis pontos foi anunciada após o julgamento no Pleno do STJD nesta quinta-feira (2).

Com a decisão, o América-MG soma agora 34 pontos e ocupa a décima posição da Série B do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa, por sua vez, fica em situação ainda mais complicada.

O time paulista é o 19º na classificação, com 21 pontos, nove a menos em relação ao Oeste, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Vila Nova é o lanterna, com 20 pontos.

Para tentar se livrar da punição, o América-MG contratou o advogado Mário Bittencourt, o mesmo que salvou o Fluminense do rebaixamento para a Série B no ano passado e decretou a queda da Lusa.

O clube mineiro foi julgado com base no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".

Eduardo, que já deixou o América-MG, não poderia ter jogado pelo time na atual edição da Série B por já ter defendido outros dois clubes, São Bernardo e Portuguesa, na Copa do Brasil e na segunda divisão do Nacional, respectivamente.

A Procuradoria do STJD denunciou o clube mineiro por ter utilizado Eduardo em quatro partidas: contra Paraná Clube, Oeste, América-RN e ABC, sendo que o jogador atuou efetivamente apenas nessa última partida, disputada em 2 de agosto.


Endereço da página: