Folha de S. Paulo


Desafio eletrônico define derrota do Brasil no Mundial de vôlei

O Brasil foi derrotado pela primeira vez no Mundial masculino de vôlei justamente na partida mais importante da equipe no torneio. Após passar pelas duas primeiras fases invicta, a seleção brasileira perdeu para a Polônia nesta terça-feira (16) por 3 sets a 2.

A derrota, com parciais de 25/22, 22/25, 14/25, 25/18 e 17/15 deixa o Brasil em situação complicada no torneio. Para garantir a classificação nesta quarta-feira (17), a seleção precisa vencer a Rússia por 3 a 0 ou 3 a 1. Se for derrotada, está fora do Mundial. Já se a vitória for por 3 a 2, o time de Bernardinho depende do resultado da outra partida do grupo, na quinta (18). Se a Rússia vencer a Polônia por 3 a 2, as três equipes terminarão a fase com o mesmo número de pontos e o Brasil poderá perder a vaga nos critérios de desempate, a média de pontos por jogo.

A partida, que durou cerca de duas horas e meia, só foi decidida no tie-break, em um desafio eletrônico - recurso usado pelos treinadores para pedir a revisão de uma marcação da arbitragem. A Polônia tinha 16 a 15 e o juiz marcou ponto para o Brasil. Na revisão do lance, o árbitro considerou que a bola bateu no bloqueio brasileiro e deu o ponto, que garantiu a vitória aos europeus.

A Polônia saiu na frente com vitória por 25 a 22 no primeiro set. O segundo set teve o mesmo placar, mas com vitória brasileira. Mesmo sem o experiente Murilo, que não jogou por lesão, a equipe de Bernardinho passou à frente com um contundente 25/14 no terceiro set, mas levou o empate por 25 a 18.

No tie-break, a Polônia chegou a abrir cinco pontos de vantagem, mas deixou o Brasil encostar e só confirmou a vitória com o desfecho dramático.

A seleção volta à quadra novamente nesta quarta (17), às 15h25, para o jogo decisivo contra a Rússia.


Endereço da página:

Links no texto: