Folha de S. Paulo


Com gol de Willian, seleção bate o Equador e vence a 2ª na era Dunga

No primeiro jogo após o corte do lateral direito Maicon, o Brasil derrotou o Equador por 1 a 0 na noite desta terça-feira (9), em amistoso realizado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O jogador da Roma se atrasou quase 12 horas para se reapresentar depois de ser liberado para a folga, no sábado (6), em Miami, e foi dispensado do jogo contra os equatorianos. Para o seu lugar foi convocado o jovem Fabinho, mas quem jogou de titular foi Danilo, que também atua no Porto.

O confronto, vencido com um gol do meia Willian após jogada ensaiada em uma cobrança de falta ainda no primeiro tempo, marcou o segundo jogo do técnico Dunga desde o seu retorno ao comando da seleção brasileira. Na estreia, houve vitória pelo mesmo placar sobre a Colômbia, na última sexta (5).

Agora, a equipe nacional volta a campo no dia 11 de outubro para confronto contra a Argentina, em Pequim, na China, que será válido pelo Superclássico das Américas. Já o Equador enfrentará a Colômbia, em amistoso marcado para quatro dias antes.

Assim como aconteceu no amistoso diante da Colômbia, o técnico Dunga manteve a seleção brasileira no seu 4-2-3-1, com Tardelli (o mais avançado do ataque) se movimentado bastante pelo campo e trocando de posição com frequência com os três meias -Neymar, Oscar e Willian.

Mesmo assim, o desentrosamento no time nacional ainda foi visível e o Brasil não fez um bom jogo tecnicamente, principalmente, no primeiro tempo. A seleção errava muitos passes, pois não havia aproximação entre os setores da equipe. Ramires e Luiz Gustavo não davam a saída de bola correta para os companheiros da frente.

Com isso, a primeira grande chance de o Brasil abrir o placar na partida teve origem em um chute longo da defesa para o ataque, como muito se viu durante a última Copa do Mundo. Aos 21min, após lançamento de Filipe Luís, Neymar ganhou na velocidade dos zagueiros equatorianos e, ao invadir a grande área, chutou por cima do gol defendido por Domínguez.

Outra força do time dentro de campo, a jogada de bola parada foi novamente o recurso encontrado pelos brasileiros vazarem a marcação adversária e marcarem o primeiro gol da partida.

Aos 30min, em cobrança de falta ensaiada na intermediária, Oscar passou para Neymar, que deixou Willian na frente do goleiro Domínguez. O camisa 19 do Brasil chutou rasteiro no canto esquerdo e fez 1 a 0.

Antes do intervalo, o Equador quase empatou em rápido contra-ataque de Valencia que, mesmo marcado por Miranda, conseguiu finalizar forte e acertar a trave esquerda do goleiro Jefferson.

Na volta dos vestiários, Dunga promoveu as entradas dos cruzeirenses Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart nos lugares de Willian e Oscar para dar mais movimentação ao setor de meio de campo da seleção brasileira.

Porém, antes mesmo que as modificações no time fizessem algum efeito, o Brasil quase ampliou a vantagem no marcador, quando Danilo cruzou rasteiro para Neymar, na pequena área, chutar a bola no travessão logo a 2min.

No entanto, após o lance, o Brasil caiu de ritmo e foi dominado pelo Equador em quase toda a segunda etapa. Se os equatorianos tivessem mais qualidade no ataque, teriam conseguido a igualdade.

Na melhor chance deles, aos 15min, Valencia cabeceou forte e o goleiro Jefferson conseguiu fazer a defesa parcial. Na sequência, antes de a bola entrar, o lateral Filipe Luís conseguiu fazer o corte em cima da linha e evitou o empate do Equador.


Endereço da página:

Links no texto: