Folha de S. Paulo


Técnico do Santos espera cobrança imediata e fala em recuperar Damião

O mineiro Enderson Moreira, 42, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (3) como novo técnico do Santos, no centro de treinamento Rei Pelé, em Santos.

A apresentação foi conduzida pelo presidente do clube, Odílio Rodrigues, e ficou marcada principalmente pela cobrança de esclarecimentos pela demissão de Oswaldo de Oliveira, na terça (2).

Quando pode falar, Enderson declarou que não se ilude com um trabalho de longo prazo no clube e que vem preparado para ser cobrado por resultados imediatos.

Luiz Fernando Menezes/Fotoarena/Folhapress
O novo técnico do Santos FC, Enderson Moreira, participa de coletiva antes do treino da equipe no CT Rei Pelé, em Santos (72 km de São Paulo)
O novo técnico do Santos FC, Enderson Moreira, participa de coletiva antes do treino da equipe no CT Rei Pelé, em Santos (72 km de São Paulo)

"A regra no Brasil é essa. O treinador precisa de bons resultados para ter continuidade. A gente deseja um cenário com trabalho de longo prazo, mas será que estamos preparados para ver um treinador perder sete jogos e não cobrar mudanças?", disse o treinador.

"Eu tenho de chegar em 2015 e para isso preciso de bons resultados", completou, em seguida.

Enderson Moreira também disse que sua maior missão será colocar o clube entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro e assim obter uma vaga na Copa Libertadores-2015.

Atualmente, o time santista é o 11º colocado, com 23 pontos em 18 jogos. Sob a batuta de Oswaldo de Oliveira, foram seis vitórias, cinco empates e sete derrotas.

Na Copa do Brasil, o Santos está nas oitavas de final. Venceu o Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre, na partida de ida das oitavas de final. Apenas o campeão do torneio vai à Libertadores-15.

R$ 42 MILHÕES

Outro desafio de Enderson será recuperar o atacante Leandro Damião. O jogador foi contrato por R$ 42 milhões no início da temporada, mas até agora não conseguiu justificar o investimento.

A ida de Damião para o banco de reservas é apontada dentro do clube como um fator que causou a demissão de Oswaldo de Oliveira. Oficialmente, o assunto não é comentado.

Vinicus Pereira/Folhapress
Leandro Damião comemora gol marcado na vitória do Santos sobre o Atlético-PR
Leandro Damião comemora gol marcado na vitória do Santos sobre o Atlético-PR

"Conheço Damião da minha passagem pelo Internacional B. Sei do potencial e da capacidade dele. Ele passa por um momento de dificuldade. É importante o jogador se sentir apoiado. Confiança é um fator fundamental. Tem de fazer acreditar que possa superar aquele mal momento", disse Enderson.

Enderson ainda citou que já tem uma ideia de qual time vai escalar contra o Vitória, no sábado (6), pela 19ª rodada do Brasileiro, no Pacaembu. Mas alertou que dificilmente será a formação que considera ideal.

"Acompanhei o jogo do Santos contra o Cruzeiro em Belo Horizonte e vi uma equipe que conseguiu enfrentar o líder do campeonato. Há uma mistura de jogadores jovens e experientes que tornam o elenco do Santos qualificado.", disse.

"Eu vou trabalhar para lutar por títulos. Sábado vou iniciar com uma equipe que difícil vai terminar o último jogo comigo. Vou buscar o melhor e ainda tenho dois dias de treino", disse.


Endereço da página: