Folha de S. Paulo


Com gol de Robinho, Santos vence o Grêmio; Aranha sofre ofensas racistas

Reprodução
Reprodução da TV após a torcedora chamar o goleiro Aranha de 'macaco
Reprodução da TV após a torcedora chamar o goleiro Aranha de 'macaco'

Com ofensas racistas de alguns torcedores do Grêmio para o goleiro Aranha, o Santos venceu o rival por 2 a 0, nesta quinta-feira (28), em Porto Alegre, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O primeiro gol santista foi marcado por David Braz, em cabeçada aos 37 min, após cobrança de escanteio de Lucas Lima. O segundo aconteceu ainda na etapa inicial com Robinho, aos 45 min. O camisa 7 que recebeu cruzamento da direita e tentou a finalização, a bola tocou em Werley e rebateu na perna do camisa 7 para morrer no fundo das redes, sem chances para Marcelo Grohe.

Com o resultado do jogo de hoje, o Santos pode até perder por um gol de diferença que avança no torneio para enfrentar o vencedor do confronto entre Botafogo e Ceará. As equipes voltam a duelar pelas Copa do Brasil na próxima quarta-feira (3/9), às 22h, na Vila Belmiro.

No final do jogo, o goleiro Aranha sofreu ofensas racistas. Imagens da ESPN Brasil, que transmitia a partida, flagraram uma torcedora pelo menos gritando o que parecia ser macaco.

"A torcida pegar no pé é normal, mas aí começaram com palavras racistas, como preto fedido e cambada de preto. Aguentei até que começaram com o canto de macaco. Fico nervoso, desculpa a palavra, fico mais puto com essas coisas acontecendo aqui", afirmou o goleiro, em entrevista à ESPN Brasil.

Pedro H. Tesch/Brazil Photo Press/Folhapress
Aranha aponta para torcedores após sofrer ofensa racista
Aranha aponta para torcedores após sofrer ofensa racista

O JOGO

O confronto começou com o Grêmio marcando pressão e criando várias oportunidades já nos primeiros minutos. As 6 min, Giuliano recebeu passe de Barcos, invadiu a área e finalizou de pé direito. A bola passou muito perto da trave esquerda de Aranha.

Quatro minutos mais tarde, o ataque gremista trocou passes na entrada da área, David Braz tentou cortar e a bola sobrou para Giuliano finalizar. Aranha se esticou e a bola passou tirando tinta da trave esquerda.

O time gaúcho voltou a chegar com perigo aos 20 min em rápido contra-ataque pela esquerda. Giuliano invadiu a área e bateu cruzado, Luan fechou na segunda trave e finalizou. Mena deu o carrinho e conseguiu evitar o primeiro gol gremista.

Aos 27 min, em nova chegada do time tricolor pela esquerda, Dudu passou por Cicinho e cruzou para Giuliano, que desviou e Aranha fez excelente defesa. Na sobra, Mena chegou antes de Barcos e afastou o perigo.

A resposta santista chegou em lance de bola parada, aos 37 min. Lucas Lima cobrou escanteio para o meio da área, David Braz se livrou da marcação de Werley e cabeceou forte para abrir o placar, sem chances para Marcelo Grohe.

O segundo gol do time alvinegro saiu aos 45 min, com o atacante Robinho, que recebeu cruzamento da direita e tentou a finalização, a bola tocou em Werley e rebateu na perna do camisa 7 para morrer no fundo das redes, sem chances para Marcelo Grohe.

Na segunda etapa o Grêmio repetiu a tática do primeiro tempo e partiu para cima do Santos, sufocando o time paulista na intermediária defensiva.

As chances mais claras de gol aconteceram aos 18 e 20 min, com Barcos e Alán Ruiz, respectivamente. Nas duas oportunidades o goleiro Aranha fez excelente defesas.

O Santos só conseguiu levar perigo ao gol de Marcelo Grohe aos 39 min. Rildo saiu cara a cara com o goleiro gremista, mas finalizou fraco e facilitou a vida do camisa 1 do time tricolor.

A última chance do jogo também foi santista. Leandro Damião recebeu bola na entrada da área, fintou o zagueiro gremista e finalizou para ótima defesa de Marcelo Grohe.

Lucas Uebel/Grêmio
Robinho (esq.) disputa bola com Barcos durante jogo na Arena do Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil
Robinho (esq.) disputa bola com Barcos durante jogo na Arena do Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Endereço da página:

Links no texto: