Folha de S. Paulo


Jogos Olímpicos perdem apoio no Rio, diz Datafolha

O apoio da população fluminense aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, caiu sete pontos (de 66% para 59%) em quase dois meses, revela pesquisa Datafolha.

O número de contrários ao evento, por sua vez, subiu quatro pontos (de 27% para 31%), 6% estão indiferentes e 2% não souberam responder no levantamento feito nos dias 12 e 13 de agosto.

No Estado, os moradores da capital são os mais que mais apoiam (64%). No interior, o índice cai para 57%.

A margem de erro máxima da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra. Foram 1.317 entrevistas em 31 municípios do Estado do Rio.

Editoria de arte/Folhapress

De 3 a 9 de agosto, semana que antecedeu a pesquisa Datafolha, o comitê organizador da Rio-2016 promoveu o primeiro evento-teste dos Jogos, a Regata Internacional de Vela. Disputada na baía de Guanabara, a competição reuniu 320 atletas de 34 países, incluindo 23 medalhistas olímpicos. Na ocasião, competidores brasileiros e estrangeiros reclamaram da sujeira nos locais das provas.

A preparação para os Jogos alterou significativamente a rotina na capital, com dezenas de obras bilionárias espalhadas pela cidade.

Já quando perguntados se os Jogos trarão mais benefícios ou mais prejuízos de forma geral, o número de otimistas moradores do Estado cresceu para 55 %.

Na penúltima pesquisa, realizada nos dias 27 e 28 de junho, 51% acreditavam que a Olimpíada trará mais benefícios. Os que pensam contrário caíram de 41% para 37%.

O Datafolha constatou que os homens estão mais otimistas do que as mulheres a respeito do legado da Rio-2016.

Entre os homens entrevistados, 63% acreditam que os Jogos trarão mais melhorias, enquanto apenas 47% das mulheres tiveram opinião semelhante.

A Olimpíada de 2016 vai acontecer entre os dias 5 e 21 de agosto. A Paraolimpíada, de 7 a 18 de setembro.


Endereço da página: