Folha de S. Paulo


Após título de Splitter, taça da NBA faz turnê pelo Brasil

Duas cidades receberão nesta semana uma mini-turnê do troféu de campeão da NBA, conquistado na última temporada pelo San Antonio Spurs, equipe pela qual joga o brasileiro Tiago Splitter.

A taça, cujo nome oficial é Larry O'Brien (ex-comissário da liga), será exposta publicamente no próximo sábado (2), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

A ação ocorrerá durante a partida Brasil x Argentina, às 10h, válida por um torneio amistoso preparatório para o Mundial da Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro.

Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA, está entre os atletas convocados.

No domingo (3), o troféu será levado para Barueri (a 30 km de São Paulo), onde poderá ser visto ao longo de um evento da NBA que terá como palco o ginásio José Corrêa.

O acesso ao principal prêmio da NBA cumpre alguns procedimentos e tem restrições. A exemplo do que ocorre com a Taça Fifa, o público não poderá tocá-lo. Apenas fotos são permitidas.

É a primeira vez que o troféu de campeão da liga viaja pelo mundo –no total, serão 14 cidades em sete países.

Um dos fatores que motivaram a iniciativa foi a quantidade de estrangeiros do elenco dos Spurs. Do time que bateu o Miami Heat na final por 4 a 1, em junho, nove atletas nasceram fora dos EUA.

Entre eles estão Splitter, o argentino Manu Ginobili, os franceses Tony Parker e Boris Diaw, os australianos Patty Mills e Aron Baynes, o canadense Corey Joseph e o italiano Marco Belinelli.

O astro Tim Duncan, mesmo já tendo jogado na seleção americana, é considerado estrangeiro por ter nascido nas Ilhas Virgens Americanas.

A vinda ao Brasil também é estratégica. Desde 2013, um escritório da liga opera no país. Em outubro, pelo segundo ano consecutivo, o Rio receberá uma partida da pré-temporada do campeonato.

Cleveland Cavaliers, que agora recontratou LeBron James, e Miami Heat se enfrentarão na Arena da Barra.

O tour da taça começou na Argentina, no início do mês, e passou por Austrália e Itália. No Brasil, dois jogadores farão as vezes de anfitrião: Splitter e o ala Danny Green.

Após o Brasil, ainda haverá exibições no Canadá, França e outros Estados dos EUA.

Ashley Landis/Efe
Splitter exibe o troféu conquistado pelo San Antonio Spurs
Splitter exibe o troféu conquistado pelo San Antonio Spurs

Endereço da página:

Links no texto: