Folha de S. Paulo


Brasileiro perde final e fica com a prata no Grand Slam de Paris de judô

O judoca David Moura, 26, conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Paris, neste domingo, na categoria acima de 100 kg.

O brasileiro ficou próximo de subir ao lugar mais alto do pódio, mas foi derrotado pelo japonês Ryu Shichinohe por ippon na decisão. Foi o melhor resultado do Brasil na competição deste fim de semana, considerada uma das mais importantes da temporada.

David Moura começou a disputa na capital francesa na Chave D. Assim, ele precisou vencer o austríaco Daniel Allerstorfer, por ippon, e o russo Renat Saidov, por um yuko, para se tornar o vencedor da chave. Em seguida, o brasileiro bateu o tunisiano Faicel Jaballah nas semifinais, por um yuko, para alcançar a decisão.

G. Sabau and Zahonyi/IJF Media
O brasileiro David Moura (de azul) durante luta em Paris
O brasileiro David Moura (de azul) durante luta em Paris

Já Maria Suelen, na categoria feminina acima dos 78 kg, venceu duas lutas por ippon e avançou à semifinal. Porém, perdeu para a japonesa Kanae Yamabe e, na disputa pela medalha de bronze, a brasileira foi derrotada pela cubana Idalys Ortiz por ippon.

Os outros brasileiros também não tiveram o mesmo sucesso que o judoca peso-pesado. Eduardo Santos, na categoria até 90 kg, caiu logo na primeira luta para o russo Iurii Panasenkov.

Na categoria até 100 kg, Renan Nunes perdeu na segunda batalha, contra o búlgaro Daniel Dichev. Na mesma divisão, Hugo Pessanha foi superado pelo holandês Henk Groel.

No feminino, Nadia Merli (até 70 kg) não passou da estreia contra a suíça Juliane Robra. Na mesma categoria, Maria Portela foi eliminada pela francesa Lucie Perrot.

No sábado, a brasileira Rafaela Silva conquistou a medalha de bronze na categoria até 57 kg na competição


Endereço da página:

Links no texto: