Folha de S. Paulo


Compatriota de Federer alcança na Austrália a sua 1ª final de Grand Slam

O suíço Stanislas Wawrinka, número oito do mundo, derrotou o tcheco Tomas Berdych, sétimo do ranking, nesta quinta-feira, e avançou à final do Aberto da Austrália. Ele vai decidir um Grand Slam pela primeira vez na sua carreira.

Compatriota de Roger Federer, Wawrinka derrotou o adversário por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (1), 7/6 (3) e 7/6 (4), em três horas e 31 minutos de partida.

Na final, o suíço aguarda o vencedor do duelo entre Federer e o espanhol Rafael Nadal, que se enfrentam na manhã de sexta-feira.

"Eu não sei o que dizer. Estou sem palavras. Eu não esperava me classificar para uma final de Grand Slam, mas isso aconteceu esta noite", afirmou Wawrinka logo após o jogo disputado na Rod Laver Arena.

O suíço ganhou os holofotes no torneio após eliminar o sérvio Novak Djokovic, número dois do mundo, nas quartas de final, em um duelo que durou quatro horas. Wawrinka acabou ainda com uma sequência de 14 derrotas consecutivas para Djokovic.

Na decisão, o tenista vai encarar outro osso duro de roer, independentemente de quem vencer. Contra Nadal, em 12 jogos, Wawrinka nunca venceu. Já contra Federer, em 14 partidas disputadas até aqui, ele tem apenas uma vitória -conquistada em 2009.


Endereço da página: