Folha de S. Paulo


Ponte Preta tenta evitar que São Paulo fique sem representante na Libertadores

Com o desempenho ruim no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o futebol paulista está nas mãos da Ponte Preta para manter a escrita de ter pelo menos um representante na Taça Libertadores da América desde 1999.

O time de Campinas garante vaga no torneio continental caso conquiste o título da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, quando enfrenta o Lanús, às 21h50, na Argentina, pelo segundo jogo da final da competição.

Como a primeira partida terminou empatada por 1 a 1, o vencedor do confronto desta noite garante o título do torneio. Em caso de novo empate, a decisão vai para a prorrogação. Se persistir a igualdade, o campeão será definido nos pênaltis.

A última vez que nenhuma equipe paulista disputou a principal competição do continente foi em 1998. Na oportunidade, os representantes brasileiros no torneio foram Vasco, Grêmio e Cruzeiro.

Desde então, a maioria das 15 edições contou com dois, três e até quatro times do Estado como foi o caso de 2005 e 2006. Em 2005, Santo André, Santos, São Paulo e Palmeiras disputaram o torneio, enquanto no ano seguinte os participantes foram São Paulo, Paulista, Corinthians e Palmeiras.

A única exceção foi a edição de 2002, quando só o São Caetano disputou.

Neste ano de 2013, os três representantes do Estado foram Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

TORCIDA CONTRA

Por enquanto, o futebol brasileiro tem cinco representantes garantidos na Taça Libertadores: Atlético-MG (campeão da Libertadores), Cruzeiro (campeão brasileiro), Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Grêmio (segundo colocado no Brasileiro) e Atlético-PR (terceiro colocado no Brasileiro).

Caso a Ponte Preta não consiga o título da Sul-Americana, o último representante será o Botafogo, quarto colocado no Nacional.

O time de Campinas vive uma situação parecida com o Goiás em 2010. Na oportunidade, a equipe goiana foi rebaixada no Campeonato Brasileiro e chegou à final da Copa Sul-Americana. No entanto, o clube perdeu a decisão para o Independiente.

Com a derrota do Goiás, o Grêmio, quarto colocado no Brasileiro-2010, garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.


Endereço da página:

Links no texto: