Folha de S. Paulo


Na Itália, Juventus é multada por mau comportamento de torcida infantil

Líder do Campeonato Italiano, a Juventus foi multada nesta terça em 5.000 euros (cerca de R$ 16 mil) pela comissão disciplinar do torneio por cânticos ofensivos de seus torcedores mirins.

O clube de Turim já havia sido punido no mês passado por manifestações racistas de parte sua torcida contra o Napoli. Recebeu multa de 50 mil euros e teve um setor de seu estádio fechado para a torcida.

Marco Bertorello - 1º.dez.2013/AFP
Crianças acompanham a vitória da Juventus sobre a Udinese, em Turim
Crianças acompanham a vitória da Juventus sobre a Udinese, em Turim

Após negociação com o Ministério do Interior, a Juventus levou cerca de 12 mil crianças para a área interditada para acompanhar o jogo contra a Udinese no último domingo --os anfitriões venceram por 1 a 0.

Vindos das escolas de futebol e de colégios da região, os jovens torcedores, porém, imitaram um ritual comum nos estádios italianos: insultar o goleiro visitante sempre que ele participa do jogo.

O sérvio Zeljko Brkic, goleiro da Udinese, foi constantemente xingado de "merda" pelas crianças.

"Eu queria dizer algo logo após o jogo porque isso me incomodou muito, mas não queria colocar mais gasolina no fogo e decidi ficar quieto", afirmou o técnico da Udinese, Francesco Guidolin.

Técnico da Rússia, o italiano Fabio Capello participou de um evento no país e afirmou que a Itália não está enfrentando o problema como deveria.

"Foi um episódio muito feio em Turim", afirmou Capello.

"O sistema de som do estádio deveria intervir, pedindo que os torcedores incentivassem sua equipe e não ofendendo a outra. Os cânticos continuaram e os responsáveis pelas crianças também não fizeram nada."


Endereço da página: