Folha de S. Paulo


Nilton Santos entrou para o folclore do futebol com lendas e histórias reais

O ex-lateral esquerdo Nilton Santos, que morreu nesta quarta-feira aos 88 anos, foi protagonista de lances curiosos e de lendas do mundo do futebol.

Uma história real é o passo malandro que ele deu para sair da área em um jogo da Copa do Mundo de 1962.

Na vitória sobre a Espanha por 2 a 1, Nilton fez falta dentro da área e deu alguns passos para frente. O juiz chileno Sergio Bustamante, ao ver o brasileiro longe da linha, se enganou e deu apenas falta, e não o pênalti.

Outra história que se repete, esta sem ter sua veracidade confirmada, é que na vitória de 3 a 0 contra a Áustria, na Copa de 1958, o técnico Vicente Feola gritava para Nilton Santos não avançar. Ele continuou e fez o gol.

O site da Fifa conta essa história e traz declarações do Nilton Santos: "Dizem que o Feola, na beira do gramado, gritava: 'Volta! Volta! É louco, esse é louco!' Sei que, depois que eu marquei o gol, ele só olhou para mim e disse: 'Boa!' ".

Outro causo do futebol é que Nilton teria exigido que Feola escalasse Mané Garrincha no lugar de Joel na ponta direita, na partida contra a União Soviética na Copa de 1958.

No entanto, isso não aconteceu, segundo o jornalista Ruy Castro, colunista da Folha e autor da biografia "Estrela Solitária -- Um Brasileiro Chamado Garrincha".

Ruy Castro abordou esse assunto em um texto para a Folha: "Perguntei a Nilton Santos por que, durante tantos anos, ele confirmara uma história que sabia não ser verdadeira. Ele admitiu: 'Era o que as pessoas queriam ouvir' ", escreveu.

Mais um mito do futebol é que Mané Garrincha ao chegar ao Botafogo para fazer o seu primeiro teste teria aplicado uma série de dribles sobre Nilton Santos, que já era consagrado. Apesar de não ser real, a história é repetida.


Endereço da página:

Links no texto: