Folha de S. Paulo


STJD investiga árbitro após denúncias do Flamengo

O árbitro Alício Pena Júnior será investigado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por supostas ofensas aos jogadores do Flamengo na derrota por 2 a 0 diante do São Paulo, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

"Já estou avaliando o caso e, se não conseguir prova de áudio e/ou vídeo, vou solicitar um inquérito. O artigo 243-F tem previsão de multa de até R$ 100 mil e, no caso de árbitros e outros que não são membros de comissão técnica, suspensão de 15 a 90 dias", disse o procurador do STJD, Paulo Schmidt.

Em entrevistas após o jogo, o zagueiro flamenguista Chicão denunciou e criticou a atitude do árbitro.

"Desde o início do jogo ele me xingou, e é complicado pegar um árbitro que chama o time do Flamengo de fraco, que manda a gente chupar porque o São Paulo está ganhando. Ele já prejudicou muitas equipes em que eu joguei. É só puxar o histórico dele. Ele não passa de um babaca e não pode apitar jogos do Campeonato Brasileiro", disse.

A punição de árbitros não é tão comum como a dos atletas e membros de comissões técnicas. "Em 2012, um árbitro foi flagrado ofendendo dirigentes do Paraná Clube, e foi punido", afirmou Schmidt.

Antes do início da partida em Itu, os jogadores de Flamengo e São Paulo se reuniram para preparar a manifestação do movimento Bom Senso F.C. Alício Pena Júnior teria alegado que, caso os jogadores retardassem a partida, iria punir todos com cartão amarelo.

Léo Barrilari/Folhapress
Protesto de jogadores do Bom Senso antes da partida entre São Paulo e Flamengo, em Itu
O árbitro Alício Pena Júnior conversa com jogadores de São Paulo e Flamengo, em Itu, antes da partida

Endereço da página:

Links no texto: