Folha de S. Paulo


Federer reencontra Nadal em Londres após vitória suada sobre argentino

Roger Federer venceu neste sábado o argentino Juan Martin Del Potro por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7-2) e 7/5, e se classificou para a semifinal das Finais da ATP, em Londres.

O suíço chegou a ficar atrás por 3 a 0 no quinto set, mas reagiu e finalizou a partida após duas horas e 26 minutos.

Federer tentará uma vaga na decisão contra seu arquirrival Rafael Nadal (atual número 1 do mundo) neste domingo, a partir das 12h (de Brasília).

O duelo é um clássico. Será o 32º encontro entre ele e o espanhol, que juntos somam 30 títulos de Grand Slam. Nadal, detentor de 13 dessas taças, lidera o retrospecto direto: 21 vitórias.

Glyn Kirk/AFP
Roger Federer comemora ponto conquistado na vitória neste sábado sobre Juan Martin del Potro, em Londres
Roger Federer comemora ponto conquistado na vitória neste sábado sobre Juan Martin del Potro, em Londres

O ibérico vem de um ano prolífico. Depois de ficar sete meses afastado com lesão no joelho a partir do segundo semestre de 2012, entrou na atual temporada em fevereiro sob desconfiança, mas ganhou quase tudo o que disputou.

Conquistou 10 títulos, entre eles o de Roland Garros e o do Aberto dos EUA. Por conta dos resultados, terminará 2013 como número 1 do mundo.

Como confirmação da boa fase, venceu as três partidas que fez na primeira fase das Finais da ATP (superou o compatriota David Ferrer, o suíço Stanislas Wawrinka e o tcheco Tomas Berdych) e ficou em primeiro na chave. Ele nunca faturou o troféu do torneio.

Federer, que ostenta 17 troféus de Grand Slam, vive um momento inverso ao do adversário. Neste ano, conquistou apenas um título, em Halle (Alemanha), e caiu para a sétima posição no ranking mundial.

Estreou nas Finais da ATP com derrota para o sérvio Novak Djokovic, mas em seguida se recuperou e bateu o francês Richard Gasquet e, neste sábado, Del Potro.

A partida deste domingo tem um valor especial para ele, que caiu nos últimos três confrontos contra o espanhol.

Na outra semifinal, Djokovic enfrentará Wawrinka, a partir das 18h (de Brasília). Será uma reedição da semifinal do Aberto dos EUA deste ano, na qual o sérvio levou a melhor.

A final da competição será na segunda-feira, às 18h (de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: