Folha de S. Paulo


NFL rechaça mudar nome de time a pedido de índios

A NFL (a liga de futebol americano dos Estados Unidos) rechaçou a proposta da tribo de índios Oneida para que o time de Washington retire a palavra Redskins (peles vermelhas, em tradução livre) do seu nome.

De acordo com os índios, a denominação "peles vermelhas" é um insulto contra os antigos nativos que habitavam os Estados Unidos antes da chegada do homem branco.

Ray Halbritter, representante da tribo Oneida, se reuniu na quarta-feira com representantes da NFL para falar sobre o assunto, mas disse estar decepcionado com a posição da liga.

Stan Honda/AFP
Ray Halbritter, representante da tribo Oneida, fala durante uma entrevista
Ray Halbritter, representante da tribo Oneida, fala durante uma entrevista

"Nós estamos muito desapontados, já que eles defenderam o uso de um nome racista. Mas este é só o começo de um processo. Precisamos redobrar os nossos esforços e é isso que vamos fazer", disse Halbritter por meio do porta-voz Joel Barkin.

Durante a reunião de 90 minutos, a tribo pediu ainda uma reunião com os 32 times da NFL na semana do Superbowl (a final do futebol americano), em fevereiro, e uma visita de Roger Goodell, comissário da liga, e de membros do Washington Redskins à tribo Oneida de Nova York.

Em um comunicado, a NFL disse estar aberta a ouvir os críticos, mas ressaltou a diferença de pensamento entre a organização e os índios que até criaram um site com o nome "Mude a Mascote" (o símbolo dos Redskins leva um índio de pele vermelha).

"Nós ouvimos e respeitosamente discutimos os pontos da Oneida bem como a acentuada diferença de opiniões de muitos outros nativos americanos e fãs em geral. A reunião foi parte de um permanente diálogo para facilitar a compreensão".

Patrick Smith/AFP
Jogadores do Washington Redskins comemoram um touchdown durante uma partida da temporada da NFL
Jogadores do Washington Redskins comemoram um touchdown durante uma partida da temporada da NFL

Endereço da página: