Folha de S. Paulo


ABC leva multa por superlotação no estádio contra o Palmeiras

O ABC foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na noite desta quarta-feira, pelos distúrbios registrados na entrada dos torcedores no estádio Frasqueirão antes da partida contra o Palmeiras, no último dia 5 de outubro, pela Série B do Brasileiro.

O clube de Natal foi multado em R$ 30 mil com base no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que obriga o clube mandante a realizar o evento com infraestrutura necessária. Em relação aos artigos 206 (dar causa ao atraso do início da realização de partida) e o 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), os auditores do STJD votaram pela absolvição.

Já o artigo 23 do Estatuto do Torcedor, que estabelece a perda do mando campo por no mínimo seis meses caso a entidade máxima desportiva detentora do mando de jogo em que tenham entrado pessoas em número maior do que a capacidade do público do estádio, não foi colocado em julgamento pelo STJD.

Sem espaço nas arquibancadas do Frasqueirão, alguns torcedores pularam o alambrado para evitar esmagamento. O jogo demorou cerca de 35 minutos para ser iniciado até que a polícia local pudesse resolver a situação. O departamento jurídico do ABC alegou que o atraso foi uma decisão do árbitro e não uma responsabilidade do clube.

Reprodução
Parte do relato do árbitro na súmula do jogo entre Palmeiras e ABC, no Rio Grande do Norte
Parte do relato do árbitro na súmula do jogo entre Palmeiras e ABC, no Rio Grande do Norte

Endereço da página:

Links no texto: