Folha de S. Paulo


Hypolito e Sasaki ficam fora do pódio no salto no Mundial de Ginástica

Atual campeão olímpico no salto sobre a mesa, o sul-coreano Hak-Seon Yang também venceu, neste domingo, a prova de salto no Campeonato Mundial de ginástica artística, em Antuérpia, na Bélgica. Os brasileiros Sérgio Sasaki e Diego Hypolito ficaram em quinto e sexto lugares, respectivamente.

Diego Hypolito foi o primeiro brasileiro a exibir os seus saltos. Nas duas apresentações, ele recebeu uma nota média de 15.049, mas logo em seguida viu o britânico Kristian Thomas, oitavo colocado na Olimpíada de Londres, superar a marca e receber 15.233 dos árbitros.

O ucraniano Oleg Verniaiev caiu na chegada de seu segundo salto e não obteve uma boa nota em seguida. Sasaki saltou logo depois e em sua primeira apresentação recebeu uma nota considerada excelente para a prova (15.333), mas no segundo salto não foi tão bem e fez 14.866, ficando com uma média de 15.059, o que até então era a segunda melhor nota.

Porém, o jovem japonês Kenzo Shirai logo ultrapassou Sasaki, com belas piruetas e nota 15.133. O americano Steve Legendre assumiu a liderança em seu salto, com nota 15.249 e restava apenas o salto do temido ginasta sul-coreano. Hak-Seon Yang saltou dependendo apenas de si, já que era o último a se apresentar.

Em dois saltos, Yang recebeu 15.533 para ser campeão mundial. A prata ficou com o americano Legendre e o bronze com o britânico Kristian Thomas. Com 20 anos de idade, Hak-Seon é o atual campeão olímpico e também da Universíade na prova de salto.

Em 2011, em Tóquio, ele também havia sido campeão mundial no salto.

Como a prova foi a última com representantes brasileiros, o Brasil encerra o Mundial com apenas uma medalha de ouro, com Arthur Zanetti, nas argolas, no sábado.


Endereço da página:

Links no texto: