Folha de S. Paulo


Após superlotação em estádio, Palmeiras sente desfalques e perde para o ABC

Com uma legião de desfalques, entre eles Henrique, Valdivia e Leandro, o Palmeiras não suportou o calor de Natal e perdeu para o ABC por 3 a 2, neste sábado, em jogo válido pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o time paulista, apesar da liderança folgada, viu a diferença para a segunda colocada Chapecoense cair para sete pontos. São 59 contra 52. Já o ABC conseguiu sair da zona do rebaixamento ao chegar aos 29, na 15ª colocação.

O jogo começou com 35 minutos de atraso devido a uma superlotação que aconteceu nas arquibancadas da torcida do ABC. Alguns torcedores chegaram a pular o alambrado e invadir o campo para fugir do aglomerado de pessoas.

Com a bola rolando, a equipe da casa começou melhor o confronto, impondo sempre muita velocidade toda vez que tinha a posse de bola. Já o Palmeiras, com dificuldades de tocar a bola devido ao gramado ruim, buscava cadenciar o ritmo de jogo.

Mas, quando os paulistas ainda procuravam se organizar dentro de campo, aconteceu o primeiro gol do ABC. Aos 8 minutos, após rápido contra-ataque, Somália desceu rápido pela direita e cruzou rasteiro para Gilmar, na grande área, completar para as redes de Fernando Prass.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Armado no 4-2-3-1, o Palmeiras tinha os dois volantes, Márcio Araújo e Charles, a linha dos três meias formada por Wesley (aberto pela esquerda), Mendieta (pelo centro) e Serginho (aberto pela direita), e Alan Kardec mais à frente.

Mas, como não conseguia armar as jogadas pelo chão, os visitantes conseguiram a virada no placar com duas jogadas de bola aérea. Aos 24 minutos, Wendel cruzou para Alan Kardec, que ganhou na altura do marcador e cabeceou forte, sem chances para o goleiro Wilson Júnior. A bola bateu no travessão antes de ultrapassar a linha do gol.

Sete minutos mais tarde, após cobrança de falta pela esquerda, o zagueiro Vilson se antecipou ao goleiro do ABC e, de cabeça, fez o segundo da equipe paulista.

Porém, apesar da vantagem, o Palmeiras se descuidou e sofreu o empate antes do intervalo. Aos 38 minutos, Timbó invadiu a área e, após encontrão com Marcelo Oliveira, o juiz marcou a penalidade, convertida por Rodrigo Silva.

O jogo continuou com o mesmo cenário na etapa final. O Palmeiras, com mais posse de bola, dominava as ações em campo, enquanto o ABC tentava encaixar algum contragolpe letal.

Porém, foi em nova jogada de bola parada que o ABC chegou ao terceiro gol. Após cobrança da falta pela direita, o zagueiro Lino subiu sozinho na pequena área e desviou para as redes do Palmeiras.

Após o revés, o técnico Gilson Kleina colocou Ananias no lugar de Márcio Araújo e Caio no lugar de Wendel, alterando a equipe para o 4-3-3 com um caráter mais ofensivo.

Assim, os visitantes até esboçaram uma pressão no final do jogo, mas sem sucesso. Na jogada mais incisiva, já nos acréscimos, o árbitro marcou falta indireta para o Palmeiras dentro da grande área rival após uma solada de um zagueiro do ABC no meia Felipe Menezes. Os jogadores do time paulista chegaram a pedir a marcação de um pênalti, que não foi atendida.

No lance, o atacante Serginho chutou a bola por cima do travessão, o que fez o Palmeiras conhecer a quarta derrota na competição.

Rodrigo Sena/VIPCOMM
O Palmeiras, de Marcelo Oliveira, conehceu sua quarta derrota na Série B
O Palmeiras, de Marcelo Oliveira, conheceu sua quarta derrota na Série B

Endereço da página:

Links no texto: