Folha de S. Paulo


Diante do ABC, Palmeiras estreia em campo que homenageia chilena

O Palmeiras irá enfrentar neste sábado o ABC, às 16h20, pela 27ª rodada da Série B do Brasileiro, e pela primeira vez na história jogará no estádio Frasqueirão.

A casa do ABC tem menos de dez anos e até hoje só recebeu um dos grandes paulistas. Foi o Corinthians, em 2008, também pela segunda divisão nacional.

O Frasqueirão foi inaugurado em 22 de janeiro de 2006, no empate entre o anfitrião e o Alecrim por 1 a 1, e tem capacidade para cerca de 18 mil pessoas.

Duas curiosidades envolvem o estádio.

A primeira é que o nome oficial homenageia uma mulher estrangeira: a chilena Maria Lamas Farache. Ela foi uma ilustre torcedora do ABC, responsável durante muitos anos pela preservação do patrimônio do clube.

Também foi mulher de Vicente Farache Netto, definido pelo clube como um "faz tudo". Ele começou como jogador, foi técnico, diretor técnico, diretor do ABC. Deixou o clube após a morte da mulher, que com 43 anos não resistiu ao trabalho de parto do filho do casal.

A história do casal é famosa no clube. O nome do marido de Maria batiza a Vila Olímpica do ABC.

Outra curiosidade tem a ver com o apelido do estádio. Devido o desenho retangular, os torcedores associam o formato do local ao das frasqueiras utilizadas, por exemplo, para guardar a marmita dos trabalhadores.

O apelido ganhou fama também porque o estádio virou uma espécie de alçapão para o ABC. O time dificilmente perde lá. Nesta Série B, mesmo na zona de rebaixamento, sofreu apenas duas derrotas e venceu seis jogos.

SUPERIORIDADE

Palmeiras e ABC já se enfrentaram em sete ocasiões e até hoje houve apenas uma derrota do time alviverde. São três vitórias e três empates para os paulistas.

O primeiro confronto ocorreu em 1972. Depois se repetiu em 1995 (duas vezes), 1998, 2000 (duas vezes) e 2013 --vitória por 4 a 1 pelo primeiro turno da Série B.

O único triunfo do ABC ocorreu em 1998, em um amistoso. O time venceu por 4 a 1 e o meia Alex, hoje no Coritiba, fez o gol de honra dos palmeirenses.


Endereço da página: