Folha de S. Paulo


Sem Messi, Barça sofre para vencer o Celtic fora de casa

O Barcelona custou, mas conseguiu fazer 1 a 0 sobre a forte defesa do Celtic, nesta terça-feira, em Glasgow, pela segunda rodada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Fàbregas, aos 31min do segundo tempo, marcou o único tento no Celtic Park. A jogada teve início com um bom passe de Neymar para Alexis Sánchez, que cruzou na cabeça de Cesc Fàbregas.

Com o resultado, o Barça chegou aos seis pontos e assumiu a liderança da chave. Pela outra partida do grupo, Milan e Ajax empataram em 1 a 1.

Sem Messi, lesionado, o time catalão manteve a posse de bola durante a maior parte do tempo, porém encontrou dificuldade em acertar o último passe.

Depois da expulsão do capitão Brown, aos 13min do segundo tempo, os donos da casa afrouxaram a marcação, e os espanhóis ganharam mais profundidade no ataque.

Em busca do empate, o Celtic se abriu de vez e facilitou a vida dos adversários.

Neymar teve duas chances de ampliar a vantagem, porém, esbarrou nas boas defesas do goleiro Forster.

Na próxima rodada da Champions League, dia 22 de outubro, a equipe comandada por Tata Martino enfrenta o Milan, em Milão. O time escocês recebe o Ajax em casa.

O JOGO

O Barcelona passou praticamente todo o primeiro tempo trocando passes no ataque. Recuado, o Celtic fez apenas aparições esporádicas no campo adversário, em contragolpes inofensivos.

Diante da marcação fechada dos donos da casa e sentindo falta de seu goleador, os catalães encontraram dificuldade no último passe. Foram poucas finalizações durante a etapa inicial.

Iniesta, aos 18min, enganou Matthews com um drible de corpo e arriscou de fora da área, com perigo.

Enfiado na ponta direita, Neymar ficou mais restrito a servir seus companheiros. Sua melhor participação foi aos 40min, ao se antecipar à marcação e desviar para o gol. A bola saiu rente à trave.

Após o intervalo, o jogo se manteve com a mesma cara até os 13min, quando Neymar partiu num rápido contra-ataque pela esquerda e foi parado por Brown. Já caído no gramado, o brasileiro levou um chute do capitão do Celtic, que recebeu o cartão vermelho.

Aos poucos, o time da casa afrouxou a marcação, e o Barça ganhou profundidade no ataque. Mas foram os escoceses que quase inauguraram o placar, aos 28min.

Izaguirre cobrou lateral na área, Forrest ficou com a sobra e soltou uma bomba na meta de Valdés --o goleiro se esticou todo para espalmar. Na sequência, após o escanteio, Valdés não saiu do gol e viu Van Djik subir sozinho para cabecear uma bola venenosa, que tirou tinta da trave.

A substituição de Pedro por Sánchez se mostrou eficiente aos 31min. Neymar descolou bom passe para o camisa 9, e ele cruzou na cabeça de Cesc Fàbregas. O meia-atacante mandou no fundo da rede: 1 a 0.

Em busca do empate, o Celtic se abriu e facilitou para o Barcelona. Aos 43min, Iniesta tentou Neymar na área, a zaga afastou parcialmente, e o brasileiro arrematou de primeira. O goleiro defendeu. No rebote, Sánchez, cara cara com o gol, chutou em cima de Forster.

Antes do apito final, Neymar recebeu enfiada de bola na área e bateu rasteiro, mas o chute parou nas mãos de Forster, que caiu para afastar o perigo.

OUTROS RESULTADOS

Grupo E
Basel 0x1 Schalke
Steaua 0x4 Chelsea

Grupo F
Borussia Dortmund 3x0 Olympique de Marselha
Arsenal 2x0 Napoli

Grupo G
Zenit 0x0 Austria Wien
Porto 1x2 Atlético de Madri

Ian Macnicol/AFP
Neymar cai após sofrer falta de Brown, na partida entre Celtic e Barcelona, pela fase de grupos da Champions
Neymar cai após sofrer falta de Brown, na partida entre Celtic e Barcelona, pela fase de grupos da Champions

Endereço da página: