Folha de S. Paulo


Fracasso masculino vira alerta para seleção feminina na Copa América de basquete

A seleção brasileira de basquete feminino estreia neste sábado na Copa América do México, contra Porto Rico, em alerta por conta do fracasso do time masculino no início do mês.

Os comandados do técnico Rubén Magnano foram eliminados da competição no início deste mês após quatro derrotas em quatro jogos e agora dependem de um convite da Fiba (Federação Internacional de Basquete) para participar do Mundial da Espanha, em 2014.

Para evitar um novo tropeço do basquete brasileiro, o técnico da seleção feminina, Luiz Augusto Zanon, fez uma reunião com suas jogadoras no dia seguinte à eliminação do time masculino na Venezuela.

"Serve de muito alerta e atenção para nós. O basquete está evoluindo em todos os países. Eu não vejo como pressão, mas como uma motivação maior de representar o país e modalidade", disse Zanon em entrevista para a Folha.

"Fiquei triste pela situação acontecida com a [seleção] masculina e é uma lição para a gente. Nós tivemos uma reunião e conversamos sobre isso", afirmou.

Na Copa América masculina, o Brasil perdeu para Porto Rico, Canadá, Uruguai e Jamaica. Mesmo com as derrotas, o técnico argentino Rubén Magnano foi mantido no cargo de treinador da equipe.

No torneio feminino, que distribui três vagas para o Mundial da Turquia, em 2014, o Canadá desponta como favorito ao título. O país está no Grupo A, ao lado de Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela.

O Brasil integra o Grupo B com Argentina, Porto Rico, México e República Dominicana. Zanon diz que a equipe, apesar de jovem, está preparada para a competição.

"Estamos num crescente. O time está se encontrando bem, se entendendo bem. Estou com esperança de uma boa Copa América, mas estamos cientes de que todas as seleções evoluíram", afirmou o treinador.

Divulgação/CBB
Jogadoras da seleção brasileira treinam em preparação para a Copa América
Jogadoras da seleção brasileira treinam em preparação para a Copa América

Endereço da página:

Links no texto: