Folha de S. Paulo


Equipe masculina do Brasil decepciona e é eliminada no Mundial de judô

A campanha masculina do judô brasileiro acabou decepcionando neste Mundial. Se no individual conquistou apenas uma medalha de prata com Rafael Silva nos pesados, na disputa por equipes a seleção foi ainda pior, sendo eliminada ainda na primeira rodada pela Alemanha.

A expectativa era de que a seleção masculina do Brasil chegasse ao pódio, mas a equipe acabou perdendo de virada para os alemães ainda na primeira rodada da disputa. Charles Chibana abriu o placar para o Brasil ao derrotar Sebastian Seidl por uma punição. Os alemães empataram a disputa com a vitória de Igor Wandtke sobre Bruno Mendonça por um wazari.

O Brasil ainda voltou a ficar a frente do placar quando Victor Penalber venceu após Sven Maresch sofrer duas punições. O alemão Mark Odenthal aplicou um belo ippon em Eduardo Bettoni Silva e deixou tudo igual novamente.

A responsabilidade pela vitória ficou por conta de Rafael Silva, que ontem ficou com a medalha de prata entre os pesados. Ele enfrentou Andreas Toelzer, a quem tinha vencido ontem nas disputas individuais. Depois de sofrer um wazari, ele acabou imobilizado e perdeu por ippon. Com a derrota, o Brasil deu adeus a competição.

Bastante abatido pelo resultado, Rafael falou sobre a eliminação precoce. "Tivemos alguns atletas novos estreando neste Mundial e a experiência conta muito em uma competição como essa. Mas até 2016 tem muito chão pela frente e todo mundo tem que treinar para evoluir e melhorar esses resultados", declarou.

Questionado se o cansaço influenciou em sua derrota para Toelzer, Rafael preferiu não dar desculpas e fez questão de ressaltar que seu adversário, que ontem ficou com o bronze entre os pesados, fez tantas lutas quanto ele.

"Não tem desculpa, ele estava tão cansado quanto eu, mas ele me surpreendeu taticamente. O judô tem essa imprevisibilidade, não tem como saber quem vai ganhar. Não foi questão de cansaço, foi mais uma questão tática e a gente fica triste com esse resultado".

Masculino:

Brasil 2 x 3 Alemanha

- 66kg: Charles Chibana derrotou Sebastian Seidl por uma punição
- 73kg: Igor Wandtke derrotou Bruno Mendonça por um wazari
- 81kg: Victor Penalber derrotou Sven Maresch por duas punições
- 90kg: Mark Odenthal derrotou Eduardo Bettoni Silva por ippon
+ 90kg: Rafael Silva derrotou Andreas Toelzer por ippon (imobilização)


Endereço da página: