Folha de S. Paulo


Rafael Silva e Maria Suelem estão na semifinal do Mundial de judô

As chances do Brasil faturar mais medalhas no último dia das disputas individuais no Mundial de judô está cada vez maior. Apesar da eliminação de Renan Silva e Luciano Corrêa nos meio pesados, os pesos pesados Rafael Silva e Maria Suelen estão confirmando o favoritismo.

Os dois já estão na semifinal e voltam ao tatame às 16h, quando acontecem as semifinais, finais e as disputas pelo bronze.

Depois de vencer por ippon Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, Rafael Silva repetiu o placar nas quartas de final, contra o japonês Ryu Shichinohe, número 25 do mundo.

Miguel Medina/France Presse
Maria Suelen durante os Jogos Olímpicos de 2012
Maria Suelen durante os Jogos Olímpicos de 2012

Faltando dois minutos para o fim da luta, Baby conseguiu um belo ippon e avançou para a semifinal da categoria, onde enfrentará o alemão Andreas Toelzer que, assim como o brasileiro, foi bronze nas últimas Olimpíadas, em Londres. Baby já venceu o alemão em duas oportunidades.

No feminino, Maria Suelen Altheman, número um do mundo acima de 78kg estreou na segunda fase contra Gulzhan Issanova, do Cazaquistão, e venceu após sua adversária receber quatro punições e ser desclassificada.

Nas quartas de final, ela imobilizou a coreana Eunkyeong Kim para vencer por ippon em apenas 32 segundos de luta. A judoca brasileira encara a francesa Emilie Andeol na semifinal.

Favorito ao ouro e principal oponente de Rafael Silva na categoria acima de 100kg, Teddy Riner também já está semifinal. O francês, tricampeão mundial e atual campeão olímpico, venceu as três lutas que fez por ippon.


Endereço da página: