Folha de S. Paulo


São Paulo tem aproveitamento pior do que rivais no ano em que caíram

O São Paulo está com aproveitamento pior do que seus arquirrivais quando foram rebaixados para a Série B do Brasileiro.

No ano em que caíram, Corinthians e Palmeiras, respectivamente em 2007 e 2012, tinham mais pontos do que o time do Morumbi após 12 partidas disputadas.

A derrota para a Portuguesa na noite deste domingo, 2 a 1 no Canindé, manteve o São Paulo com nove pontos --duas vitórias, três empates e sete derrotas--, agora na penúltima posição. O time tricolor só está um ponto acima do Náutico, mas fez uma partida a mais do que os pernambucanos.

Em 2007, quando terminou em 17°, com 44 pontos, e pela primeira vez foi jogar a segunda divisão, o Corinthians tinha 17 pontos após jogar 12 vezes, com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas. Ocupava a 14ª colocação, em setor intermediário na tabela.

No ano passado, o Palmeiras caiu para a Série B pela segunda vez terminando em 18°, com 34 pontos. Com 12 jogos, tinha somado dez pontos, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. Era o 16°, fora da zona do rebaixamento.

Na queda palmeirense de 2002, o sistema de disputa da competição era outro e somente um turno era disputado. Com 12 jogos, o time aparecia na lanterna (eram 26 times) e havia menos partidas para se recuperar.

O Brasileiro está na 13ª rodada, mas o São Paulo fez 12 jogos porque o duelo ante o Náutico foi adiado para o time excursionar para amistosos na Europa e jogar a Copa Suruga, no Japão. A maioria dos times tem 13 jogos, mas alguns, como Atlético-MG e Inter, têm os mesmos 12, e outros, como Náutico e Santos, têm 11.

O São Paulo não vence há 10 jogos na Série A. A próxima partida será quinta-feira, contra o Atlético-PR, às 19h30, no Morumbi.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: