Folha de S. Paulo


Caso de doping tira Natália da primeira fase do Grand Prix

A ponteira Natália não jogará a primeira fase do Grand Prix de vôlei, que começa nesta sexta-feira, contra a Polônia, às 19h, em Campinas.

Zé Roberto, treinador da seleção feminina, afirmou após o treino desta quinta-feira que a jogadora não será utilizada devido à proximidade do seu julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por doping. Natália foi pega em exame antidoping com níveis elevados da substância 16-OH Prednisolone.

Como cumpriu suspensão automática, a jogadora poderia atuar normalmente. No entanto, o técnico teme que, caso ela seja punida pelo tribunal, sua pena comece a contar a partir do último jogo disputado. Como a atleta não disputa jogos oficiais desde maio, uma eventual pena seria menor se ela não disputasse o Grand Prix.

"A gente tem que aguardar o que vai acontecer. Não gostaria de prever nada, até porque ela é uma jogadora muito importante dessa geração. É uma pena que isso tenha acontecido, mas eu estou tranquilo quanto à idoneidade dela", disse o treinador.

O julgamento deve ser realizado até o dia 15, mas ainda não tem data definida.

Divulgação/CBV
A ponteira Natália durante treinamento em Campinas
A ponteira Natália durante treinamento em Campinas

Zé Roberto destacou ainda que a atleta, que não quis falar com a imprensa após o treino, não demonstra preocupação com o julgamento.

"Ela está tranquila, até porque é uma substância que não é para melhora de performance, é para asma. Não vejo ela preocupada. Ela está muito segura do que está acontecendo e esperando o julgamento", afirmou.

Outro fator que preocupa Zé Roberto é a condição física da atleta, que ainda busca ritmo de jogo, depois de ficar um período inativa devido a uma cirurgia na canela.

"Ela também ainda não está em condições de jogo. O problema é que ela está muito tempo sem jogar. Ela ainda está em processo de evolução", declarou Zé Roberto.


Endereço da página:

Links no texto: