Folha de S. Paulo


Após quebrar tabu na Alemanha, Vettel busca 1ª vitória na Hungria

Depois de vencer pela primeira vez o GP da Alemanha, há quase três semanas, Sebastian Vettel encara outra pedra em seu sapato neste domingo, quando será disputado o GP da Hungria, décima etapa do Mundial de F-1.

Assim como nunca havia vencido diante de sua torcida até a última corrida, Hungaroring é o único outro circuito do calendário em que o tricampeão jamais triunfou --exceção feita a Austin, nos EUA, que estreou na categoria apenas no ano passado.

O momento para tentar acabar com este jejum não podia ser mais favorável para Vettel. O piloto da Red Bull não apenas lidera o campeonato deste ano como ainda vem embalado por duas vitórias e uma segunda colocação nos últimos quatro GPs.

O único resultado ruim foi na corrida da Inglaterra, quando um problema no câmbio de seu carro fez com que o alemão abandonasse quando estava na liderança.

Wolfgang Rattay - 14.jul.13/Reuters
Sebastian Vettel, da Red Bull, caracterizado como o personagem Super Mario Bros participa de evento na Alemanha
Sebastian Vettel, da Red Bull, caracterizado como o personagem Super Mario Bros participa de evento na Alemanha

"A Hungria me traz lembranças interessantes. Foi neste circuito que fiz minha primeira corrida pela família Red Bull", afirmou Vettel, que em 2007, após fazer sua estreia pela BMW no GP dos EUA, assumiu em Budapeste a vaga de titular da Toro Rosso.

"Espero que eu possa adicionar minha primeira vitória aqui a estas lembranças neste final de semana, antes de sair de férias", completou o piloto da Red Bull, em referência à pausa de quatro semanas da categoria a partir da próxima segunda-feira.

Em seis participações no GP da Hungria, a melhor colocação de Vettel foi um segundo lugar em 2011. No ano passado, largou em terceiro e completou a prova apenas em quatro. Em 2010, saiu na primeira colocação e chegou somente em terceiro lugar.

Tanto em 2009 como em 2008 o alemão não viu a bandeirada final em Budapeste, as duas vezes com problemas no carro (Red Bull em 2009 e Toro Rosso em 2008). E, em seu ano de estreia, Vettel não passou da 16ª colocação.

Para a corrida deste final de semana, o alemão e os demais pilotos terão à disposição uma nova especificação de pneus. Depois do fiasco do GP da Inglaterra, quando os compostos de quatro carros estouraram no meio da prova, a Pirelli fez uma mudança de emergência para a Alemanha e agora estreia seus novos pneus em Budapeste.

"Vamos ver como eles respondem às demandas das longas curvas e das temperaturas elevadas", disse Vettel.

A largada da corrida de domingo é às 9h (de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: