Folha de S. Paulo


Agência antidoping promove seminário sobre julgamentos de casos positivos

Preocupada com o que considera ainda ser um ponto a evoluir, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promove nesta quarta e quinta-feira, em um hotel de Brasília, um seminário sobre julgamentos de casos positivos.

O evento terá as presenças de Emiliano Simonelli, gerente da Agência Mundial Antidoping (Wada), e de María José Pesce Cutri, diretora da entidade para a América Latina.

Eles falarão a uma plateia que será formada por advogados de direito esportivo, técnicos antidoping de confederações e funcionários do Ministério do Esporte.

"Queremos trazer experiência para os responsáveis pelo controle de dopagem no país. O julgamento antidoping ainda é um ponto falho no Brasil, que precisa receber atenção", afirmou Marco Aurelio Klein, diretor-executivo da ABCD, criada em 2011.

"Precisamos adotar um processo formativo para estabelecer padrões de controle de dopagem no Brasil, o que precisa ser melhorado."

Algumas sentenças serão analisadas durante o seminário. A Wada escolheu quatro casos, e a ABCD dois. "Todos eles são casos que terminaram julgados na Corte Arbitral do Esporte", disse Klein.

Os nomes do atletas envolvidos nos casos, porém, não serão revelados no encontro.


Endereço da página: