Folha de S. Paulo


À espera de Bielsa, Santos congela as contratações

Até ouvir a resposta final de Marcelo Bielsa o Santos não deve fazer negociação alguma. A diretoria congelou as contratações e tentará segurar as possíveis saídas.

A Folha apurou que a sugestão partiu do técnico e foi bem recebida pelo comitê gestor. As duas partes querem evitar erros estratégicos na busca por reforços.

Caso o argentino aceite ser o novo técnico do Santos, ele irá ajudar a identificar e a escolher as peças de reposição. Antes estudará o elenco para identificar as carências.

Se porventura Bielsa recusar o convite santista, o time não correrá o risco de ter no elenco nomes que podem não agradar o futuro treinador.

Salvador Sas - 3.mai.13/Efe
O técnico argentino Marcelo Bielsa durante partida do Athletic Bilbao contra o Celta pelo Campeonato Espanhol
O técnico argentino Marcelo Bielsa durante partida do Athletic Bilbao contra o Celta pelo Campeonato Espanhol

O Santos mira ao menos três jogadores que possam vir para serem titulares. O ataque é apontado como setor mais carente. Novos laterais também estão na pauta.

Saídas podem ocorrer futuramente. O goleiro Rafael e o meia Felipe Anderson têm propostas da Itália.

A diretoria aceitou a sugestão do argentino porque confia que a resposta dele será dada em breve. O treinador deve visitar a estrutura do clube neste fim de semana.

Ele irá conhecer o CT do time profissional. Depois irá visitar as dependências da base, se inteirar sobre o projeto inspirado no Barcelona e, por fim, ver a Vila Belmiro.

O método adotado por Bielsa não é visto com ressalvas na Vila Belmiro. Pessoas ligadas à diretoria elogiaram o perfil "estudioso e exigente" do treinador argentino.

O Santos, no entanto, é cauteloso sobre a negociação. Não deve divulgar o dia da visita, mas pode emitir uma nota depois do encontro.

Desde o início Bielsa diz que prefere estudar melhor o futebol praticado no Brasil antes de trabalhar. Alega que está desatualizado em relação ao estilo de jogo dos clubes. O prazo para ele assumir é o maior entrave. O Santos quer Bielsa agora.

Já o acerto financeiro, que inicialmente gerou um impasse, foi resolvido. A contraproposta é inferior a R$ 1 milhão mensal desejado pelo argentino, mas agradou. O Santos ofereceu salários de R$ 700 mil mensais, perto do que era pago a Muricy Ramalho.

O time, que derrotou anteontem o Atlético-MG por 1 a 0, na Vila Belmiro, está de folga até terça-feira. O próximo duelo será dia 7, ante o São Paulo, no Morumbi.


Endereço da página:

Links no texto: