Folha de S. Paulo


Vettel vence fácil no Canadá; Massa termina em oitavo lugar

Foi mais fácil do que Sebastian Vettel imaginava. Tão fácil que o tricampeão se deu ao luxo de cometer dois erros e ainda assim vencer, com mais de 14 segundos de vantagem, o GP do Canadá, sétima etapa da F-1.

Com a vitória, a primeira no Circuito Gilles Villeneuve, a terceira nesta temporada e a 29ª em sua carreira, o piloto da Red Bull abriu 36 pontos de folga na classificação sobre Fernando Alonso, o segundo colocado neste domingo em Montréal. Lewis Hamilton fechou o pódio em terceiro.

O brasileiro Felipe Massa, que largou apenas na 16ª posição, fez uma boa corrida de recuperação e foi o oitavo colocado, somando quatro pontos no Mundial. Ele continua em sétimo, agora com 49 pontos.

Na briga pelo título, a vitória permitiu a Vettel chegar a 133 pontos. O alemão tem 36 a mais que o novo vice-líder, Fernando Alonso. O espanhol deixou para trás o finlandês Kimi Raikkonen, que, ultrapassado por Massa na penúltima volta, foi nono em Montréal e tem 88 pontos, em terceiro lugar.

A perda da posição para o brasileiro não impediu que o piloto da Lotus igualasse o recorde de corridas consecutivas na zona de pontuação. Ele chegou a 24, mesmo número obtido pelo alemão Michael Schumacher entre 2001 e 2003.

A CORRIDA

"Como as condições do tempo estavam muito incertas e não sabíamos direito como seria o desgaste dos pneus, o que fiz foi tentar dar o máximo logo nas primeiras voltas para criar uma certa gordura", explicou Vettel.

E foi exatamente o que o alemão fez. Saindo da pole position, disparou na frente e passou criar sua margem de segurança. Na nona volta, já tinha mais de cinco segundo de vantagem sobre Hamilton, o então segundo colocado.

Na ânsia de aumentar ainda mais sua folga na liderança, cometeu seu primeiro erro na décima volta, quando chegou a raspar seu carro em um dos muros do circuito.

Tranquilo, fez sua primeira parada e reassumiu a ponta ao fim da primeira janela de pits. Sem adversários, passou a abrir na liderança da prova. No 52º giro, já depois de sua segunda ida aos boxes, cometeu o segundo erro.

"Entrei rápido demais na curva e, para evitar uma rodada, achei que era melhor cortar a curva e voltar à pista com calma", disse Vettel, que perdeu quatro segundos com a falha, mas que não chegou a ver sua vitória ameaçada.

Enquanto o tricampeão da Red Bull pilotava tranquilo para a vitória, atrás dele Alonso fazia uma excelente corrida depois de largar em sexto. Após superar Valtteri Bottas, Mark Webber e Nico Rosberg, chegou ao terceiro posto, atrás de Hamilton, na 42ª volta. Depois de longa batalha, o superou no 63º giro.

"O segundo lugar foi como uma vitória. O campeonato é longo e assumi o segundo posto também no Mundial", comemorou o ferrarista.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DE MONTRÉAL

1º- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2º- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3º- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
4º- Mark Webber (AUS/Red Bull)
5º- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
6º- Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
7º- Paul Di Resta (ESC/Force India)
8º- Felipe Massa (BRA/Ferrari)
9º- Kimi Haikkonen (FIN/Lotus)
10º- Adrian Sutil (ALE/Force India)
11º- Sergio Perez (MEX/McLaren)
12º- Jenson Button (ING/McLaren)
13º- Romain Grosjean (FRA/Lotus)
14º- Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15º- Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
16º- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
17º- Jules Bianchi (FRA/Marussia)
18º- Charles Pic (FRA/Caterham)
19º- Max Chilton (ING/Marussia)
20º- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)


Endereço da página:

Links no texto: