Folha de S. Paulo


Com gol de falta de Elano, Grêmio vence o Vitória em Porto Alegre

O Grêmio sufocou o Vitória, mas conseguiu somente por 1 a 0 com o gol de Elano, em um lance de bola parada, na noite desta quarta-feira, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

O resultado poderia ser mais dilatado, dada a insistência dos donos da casa. Porém, a má fase de Barcos e a qualidade de Wilson não permitiram.

O Grêmio chegou aos sete pontos e entrou grupo de times no topo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Vitória parou nos mesmos sete pontos, após quatro jogos, e também figura entre os melhores.

Veja vídeo

Vanderlei Luxemburgo optou por Guilherme Biteco no meio do campo entre os titulares, justamente no lugar de Elano, que começou no banco de reservas. O jovem arriscou jogadas individuais e passes em profundidade para os companheiros.

Caio Júnior, com o desfalque do meia Renato Cajá, não teve um reserva à altura. Ele viu os seus comandados acuados, quase sem esboçar uma reação, a não ser após sofrer o gol.

No primeiro tempo, Barcos teve grandes oportunidades. Mas perdeu duas delas, cara a cara com Wilson, quase na pequena área. O atacante argentino está há mais de um mês sem fazer gol.

O bombardeio do Grêmio foi intenso. O meia Zé Roberto, na melhor de suas ocasiões, arrematou colocado de fora da área. Só que a bola explodiu no travessão.

O adversário teve raros lances de contra-ataque. Na melhor deles, Nino saiu livre na grande área. Porém, o chute do lateral direito foi contido por um carrinho do volante Adriano.

Na etapa final, Elano logo entrou no lugar de Guilherme Biteco. A pressão sobre o rival prosseguiu, com Zé Roberto desperdiçando boa oportunidade. Num chute de primeira, a bola foi desviada à queima-roupa por Wilson.

Insatisfeito com o resultado, Vanderlei Luxemburgo mudou o esquema tático e foi para o tudo ou nada. O treinador sacou o volante Adriano e pôs o atacante Welliton.

Logo depois, Elano bateu uma falta com perfeição, aos 24min. A bola foi no ângulo direito de Wilson, sem brechas para defesa: 1 a 0.

O técnico do Grêmio imediatamente voltou ao 4-4-2, com a saída do atacante Kleber e a entrada de Ramiro. E viu o adversário, enfim, sair de seu campo de defesa.

Contudo, mesmo com as mudanças mais ofensivas, o Vitória chegou pouco à meta de Dida. Os donos da casa se contentaram com o resultado e o placar ficou no 1 a 0.

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Ajoelhado, Elano comemora gol marcado no triunfo sobre o Vitória, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro
Ajoelhado, Elano comemora gol marcado no triunfo sobre o Vitória, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro

Endereço da página:

Links no texto: