Folha de S. Paulo


Benfica vence Fenerbahce e decide a Liga Europa contra o Chelsea

O Benfica venceu o Fenerbahce por 3 a 1 nesta quinta-feira, no estádio da Luz, em Lisboa, pela volta da semifinal da Liga Europa, e se classificou para pegar o Chelsea na decisão do torneio.

A decisão da competição será disputada em jogo único, no dia 15 de maio, em Amsterdã.

Na ida, em Istambul, o time turco havia vencido por 1 a 0 e foi eliminado pelo saldo de gols.

O Benfica saiu na frente com um gol do argentino Gaitán, aos 9min do primeiro tempo, após bela jogada do atacante brasileiro Lima.

O Fenerbahce empatou com um pênalti polêmico convertido por Kuyt. No lance da infração, o árbitro francês Stéphane Lennoy viu um toque de mão do zagueiro argentino Garay na área.

O atacante paraguaio Óscar Cardozo apareceu com dois gols para levar o clube luso à final da Liga Europa. Um em cada tempo.

A partida ficou marcada por um susto. Aos 12min do segundo tempo, Gaitán tentou a finalização e acertou um chute na cabeça do lateral turco Gonul. O atleta saiu desacordado e foi levado ao hospital.

O JOGO

Com os brasileiros Luisão e Lima de volta ao time titular, o Benfica foi armado em um 4-3-3 ofensivo e partiu para cima do Fenerbahce.

A blitz inicial deu resultado. Aos 9min, Lima recebeu na ponta direita e serviu o argentino Gaitán na área. O atleta deu um leve toque para fazer Benfica 1 a 0.

Montada no esquema 4-2-3-1, a equipe turca demorou a acordar, porém empatou o duelo em um lance polêmico.

Aos 22min, o atacante Sow disputou a jogada em impedimento, mas a zaga do Benfica conseguiu afastar e a arbitragem nada assinalou.

Na sobra, a bola tocou na mão do zagueiro argentino Garay, que estava de costas para o lance na área. O árbitro francês Stéphane Lannoy marcou a penalidade convertida pelo holandês Dirk Kuyt.

O volante brasileiro Cristian, que desperdiçou um pênalti na última quinta-feira, em Istambul, não cobrou desta vez.

O empate murchou o time português. No entanto, mesmo sem o ímpeto do começo do duelo, os mandantes chegaram ao segundo gol com o paraguaio Cardozo.

Aos 34min, após uma cobrança de falta rápida, ele recebeu na meia-lua, girou e bateu no canto do goleiro Demirel para recolocar o Benfica em vantagem.

Já no fim da primeira etapa, o técnico do Fenerbahce, Aykut Kocaman, teve que trocar o lesionado Sahin por Topuz.

No segundo tempo, aos 4min, Cardozo quase marcou o terceiro gol em um chute colocado da meia-lua. Demirel pulou atrasado e viu a bola sair pela linha de fundo.

Oito minutos depois, aconteceu o grande susto da partida. Gaitán tentou uma finalização na área e acertou a cabeça do lateral direito Gokhan Gonul. O jogador turco saiu desacordado de campo e foi substituído por Irtegün.

Após o reinício da partida, o Benfica fez o terceiro gol com Cardozo novamente. Aos 20min, depois de um bate e rebate na área, a bola sobrou limpa parara o centroavante completar para as redes. Era o gol da classificação portuguesa.

No desespero, Kocaman tirou o zagueiro Yobo para a entrada do atacante Stoch. O técnico Jorge Jesus fez duas alterações. Sacou Cardoso, que saiu aplaudido, e Gaitán. Urreta e Roderick entraram no confronto.

O Fenerbahce pressionou, mas não conseguiu fazer o gol que garantiria sua passagem para a final da Liga Europa.


Endereço da página:

Links no texto: