Folha de S. Paulo


Chileno apita Boca x Corinthians; duelo brasileiro terá árbitro paraguaio

O árbitro chileno Enrique Osses, que apitou a primeira partida da final da Libertadores do ano passado, na Argentina, será o juiz do primeiro duelo entre Boca Juniors e Corinthians, que acontece dia 1º de maio, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Ele terá como auxiliares Carlos Astroza e Sergio Roman.

Osses já apitou uma partida do clube alvinegro nesta competição sul-americana. Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, no Pacaembu.

Santiago Pandolfi/Reuters
Enrique Osses durante primeiro duelo da final da Libertadores de 2012 entre Boca Juniors e Corinthians
Enrique Osses durante primeiro duelo da final da Libertadores de 2012 entre Boca Juniors e Corinthians

O árbitro chileno também esteve presentes em duelos marcantes nos últimos tempos na América do Sul. Ele apitou a final da Copa Sul-Americana do ano passado, vencida pelo São Paulo, no Morumbi, após a desistência do Tigre, em decorrência dos acontecimentos no vestiário do clube argentino.

Em outubro, a partida entre Argentina e Brasil --válida pelo Superclássico das Américas-- cancelada por falta de energia na cidade de Resistência, também teve Osses no comando.

ÁRBITRO ESTRANGEIRO

Para o primeiro jogo das oitavas entre São Paulo e Atlético-MG, que ocorre dia 2 de maio, no Morumbi, a Conmebol destinou o paraguaio Antonio Arías, que apitou o primeiro confronto da Copa Sul-Americana de 2012, entre Tigre e São Paulo, na Argentina, em que Luis Fabiano foi expulso.

Arías terá como auxiliares Carlos Cáceres e Darío Gaona.

Daniel Garcia/AFP
Luis Fabiano reclama após ter sido expulso pelo árbitro paraguaio Antonio Arías, na primeira partida entre São Paulo e Tigre, válida pela final da Copa Sul-Americana de 2012
Luis Fabiano reclama após ter sido expulso pelo árbitro paraguaio Antonio Arías, na primeira partida entre São Paulo e Tigre, válida pela final da Copa Sul-Americana de 2012

Nos bastidores, pode-se falar em um triunfo político do Atlético-MG. O presidente do clube mineiro, Alexandre Kalil, esteve na sede da Conmebol recentemente. A razão da viagem foi apenas uma visita, mas o clube teria mostrado força política com dirigentes sul-americanos. Kalil esteve com José Maria Marin e Del Nero na estadia no Paraguai.

O último confronto entre São Paulo e Atlético-MG, no fechamento do Grupo 3 da Libertadores, teve apito de Wilton Pereira Sampaio, recentemente promovido ao quadro da Fifa.

PALMEIRAS, GRÊMIO E FLU

Um uruguaio será o árbitro da primeira partida do Palmeiras nas oitavas. Martín Vázquez comandará o jogo contra o Tijuana, no México, que acontece na próxima terça-feira, dia 30. Vázquez também esteve na estreia do clube alviverde nesta edição da Libertadores, na vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal, no Pacaembu, em fevereiro.

O uruguaio também apitou o jogo entre Huachipato e Grêmio, em que o técnico Vanderlei Luxemburgo foi agredido após a partida que classificou o time gaúcho. Vázquez será auxiliado por Maurício Espinosae Marcelo Costa.

Para a partida de ida entre Grêmio e Independiente Santa Fé, dia 1º de maio, em Porto Alegre, o árbitro será o argentino Patricio Loustau, auxiliado por Diego Bonfá e Ivan Nuñez.

No Equador, no jogo entre Emelec e Fluminense, dia 2, apita o colombiano Wilmar Roldán, que terá como auxiliares Eduardo Diaz e Wilson Berrio.

Com Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: