Folha de S. Paulo


São Caetano empata com Penapolense e é rebaixado no Paulista

O São Caetano empatou em 1 a 1 com o Penapolense na tarde deste sábado, fora de casa, pela 18ª rodada do Campeonato Paulista e está rebaixado no torneio.

O atacante Silvinho abriu o placar aos 32min do primeiro tempo para o Penapolense. Os visitantes não se abateram e chegaram ao empate com Jobson, aos 43min da primeira etapa, mas a igualdade foi insuficiente para livrar o time do ABC do descenso.

Com o resultado, o São Caetano chegou aos 13 pontos e permaneceu em 19º, quatro a menos que o Ituano, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Como resta apenas uma rodada no torneio, não há possibilidade de time do ABC alcançar o rival.

O clube de azul está na elite do futebol paulista desde 2001. Desde então, o São Caetano foi campeão em 2004, quando derrotou o Paulista, e vice em 2007, quando perdeu a taça para o Santos.

Além disso, o São Caetano conseguiu resultados expressivos na esfera nacional e na continental. A equipe foi vice-campeã brasileira da Copa João Havelange (torneio que substituiu o Campeonato Brasileiro em 2000) e do Brasileiro de 2001.

O time de Azul disputou a Copa Libertadores em três ocasiões: 2001, 2002 e 2004. A melhor campanha das quais foi a de 2002, quando o São Caetano perdeu a final para o Olímpia, do Paraguai.

Em 2001, o time foi eliminado pelo Palmeiras, nas oitavas de final. Já em 2004, o algoz foi o Boca Juniors. Em ambas as ocasiões, a eliminação só aconteceu na decisão por pênaltis.

Para esta temporada, o time contratou jogadores consagrados, como o meia Rivaldo, o goleiro Fábio Costa (campeão brasileiro por Santos e Corinthians) e o volante Fabinho, campeão da Copa do Brasil pelo Corinthians em 2002.Mas o time não deu liga: venceu apenas duas partidas, empatou seis e perdeu dez.

Na próxima rodada, o Penapolense, que chegou aos 28 pontos e à provisória sétima posição enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Já o São Caetano cumpre tabela contra o Paulista, em casa.

O JOGO

O Penapolense começou a partida pressionando. Com apenas 2min, os mandantes colocaram uma bola na trave num cabeceio de Gualberto. Apenas cinco minutos depois, Guaru invadiu a área, chutou forte e obrigou Fábio a uma boa defesa.

O São Caetano conseguiu equilibrar a partida, mas, mesmo assim, foi surpreendido por um contra-ataque da Penapolense, no qual Silvinho saiu na cara do gol e tocou no canto direito de Fábio, aos 32min do primeiro tempo.

A partir dos 40min, o primeiro tempo ganhou um ritmo alucinante. Primeiro, Diego chutou para o gol e Marcelo espalmou para escanteio. Após a cobrança, Gabriel desviou de cabeça e Jobson mandou na trave. O lance gerou um contra-ataque, no qual Rodrigo Biro saiu na cara do gol, mas chutou em cima de Fábio.

Aos 43min, foi a vez do São Caetano sair em contra-ataque e empatar. Danielzinho invadiu a área, finalizou em cima de Marcelo e Jobson marcou no rebote.

No segundo tempo, o São Caetano tentou pressionar nos primeiros dez minutos. E até chegou a assustar Marcelo numa cobrança de Rivaldo, aos 4min, que obrigou o goleiro a uma ótima defesa. Na sequência do lance, Jael recebeu um cruzamento perfeito e cabeceou com muito perigo.

Porém, depois desses dez minutos mais intensos, o ritmo do São Caetano diminuiu. A impressão foi de que faltou preparo físico aos jogadores do time do ABC. O Penapolense passou a dominar a partida, mas, mesmo assim, não pressionou muito o rival.

O time da casa levou perigo num chute de Luís Felipe, aos 37min e o São Caetano deu a resposta num chute de Danielzinho aos 42min, mas a bola saiu à direita do gol.


Endereço da página:

Links no texto: