Folha de S. Paulo


Situação dos 12 corintianos já está na prorrogação, diz deputado

A comitiva de deputados federais que viajou a La Paz para tentar negociar a libertação dos 12 corintianos presos em Oruro se reuniu nesta quinta-feira com o vice-ministro de Relações Exteriores da Bolívia, Juan Carlos Tejada.

O deputado Nelson Pellegrini (PT-BA), chefe da comitiva, saiu do encontro com um otimismo moderado. "A situação deles já está nos 15 minutos da prorrogação", disse. "Mas ainda não dá para prever um prazo [para a libertação]".

Os 12 torcedores do Corinthians estão presos desde 20 de fevereiro, acusados da morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, 14, atingindo por um sinalizador durante o jogo entre Corinthians e San José pela Taça Libertadores.

Martín Fernandez/Folhapress
Encontro de deputados em La Paz
Encontro de deputados em La Paz com o vice-ministro de Relações Exteriores da Bolívia, Juan Carlos Tejada

Os políticos brasileiros entregaram aos colegas bolivianos o que consideram ser as provas da inocência dos 12 presos em Oruro: a confissão do adolescente que confessou o crime em São Paulo e vídeos em que peritos mostram que foi o garoto quem disparou sozinho o sinalizador.

"Viemos pedir celeridade ao processo", disse Pellegrini. Ouviu de volta que a Justiça não é deliberadamente lenta neste caso, que a morosidade também prejudica os próprios bolivianos.

O deputado Jefferson Campos (PSD-SP) deixou a reunião pessimista. "Acho que ainda teremos um longo caminho pela frente", disse à Folha. "Primeiro temos que resolver o problema penal, tentar tirá-los da cadeia. Só depois começar o trabalho diplomático para tentar uma extradição."

A comitiva de deputados vai na sexta-feira para Oruro, visitar a cadeia onde estão presos os 12 corintianos.


Endereço da página:

Links no texto: