Folha de S. Paulo


Com pênalti polêmico, Pato dá vitória ao Corinthians contra o São Paulo

Com um gol de pênalti de Pato aos 37min do segundo tempo, o Corinthians venceu um clássico nervoso contra o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, neste domingo, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Paulista.

No lance da penalidade, o zagueiro Tolói recuou mal para Rogério. Pato, que entrou no segundo tempo, chegou antes do goleiro, deu um toque na bola e sofreu o contato do adversário.

O próprio atacante converteu a infração, muito questionada pelos são-paulinos. O outro gol corintiano foi marcado por Danilo. Jadson, aos 4min da primeira etapa, havia aberto o placar para os mandantes.

Com o resultado, diante de 20.930 pagantes, o Corinthians chegou aos 29 pontos e assumiu a quarta colocação da competição. Desde 2007, o clube de Parque São Jorge não sabe o que é ser derrotado pelo rival na casa do adversário.

Classificado para as quartas de final, o São Paulo perdeu o segundo clássico no torneio e uma invencibilidade de 24 partidas dentro de seu estádio. Porém, mantém a liderança com 35 pontos.

Na próxima rodada, o Corinthians recebe o São Bernardo, dia 7 de abril, no Pacaembu. Na mesma data, o São Paulo visita o Botafogo, em Ribeirão Preto.

No meio da semana, ambos os clubes entram em campo pela Libertadores. Na quarta, a equipe de Parque São Jorge vai a Bogotá encarar o Millonários. Um dia depois, o time do Morumbi tem uma decisão diante do The Strongest, na altitude de La Paz. Caso perca, poderá ficar com a classificação na competição continental muito ameaçada.

O JOGO

Mesmo com os compromissos pela Libertadores no meio da semana, os técnicos Ney Franco e Tite colocaram força máxima no clássico deste domingo. Armado no 4-4-2, o São Paulo entrou com uma postura agressiva. Denílson era o único volante de ofício no meio de campo são-paulino. Maicon, Ganso e Jadson completaram o setor.

Outrora titulares, Lúcio, Cortez e Rhodolfo foram preteridos pelo comandante. Os dois últimos não foram nem relacionados para o duelo. O Corinthians apostou na tradicional formação que o técnico coloca em jogo desde o ano passado: 4-2-3-1.

A novidade foi Romarinho no lugar de Jorge Henrique. Depois de ser poupado, Pato compôs o banco de suplentes. Paulinho e Cássio, também liberados pelo departamento médico, começaram o confronto entre os onze.

E o time alvinegro viu o São Paulo abrir o placar logo no início. Aos 4min, Osvaldo roubou a bola, avançou e serviu Jadson na área. O meia passou por Fábio Santos e chutou cruzado na saída de Cássio.

Na frente do placar, os mandantes passaram a aproveitar as brechas da defesa corintiana. Em três oportunidades, Jadson e Ganso tiveram liberdade na área adversária. Porém, as assistências não saíram da forma desejada.

Nervoso, o Corinthians errava passes, o que prejudicava as ações ofensivas. Apenas aos 41min, Emerson achou Danilo livre na esquerda. Ele dominou, limpou a marcação de Paulo Miranda e chutou no ângulo de Rogério. Assim, as equipes foram para o vestiário iguais no marcador.

No segundo tempo, o time tricolor voltou a buscar mais o gol do que o adversário. Por duas vezes, Luis Fabiano recebeu com liberdade em impedimento. O assistente paralisou ambos os lances. Aos 11min, Tite mexeu no Corinthians. O atacante peruano Guerrero cedeu lugar para Pato.

Sem conseguir dar velocidade, o São Paulo girava a bola à procura de um espaço. Mas quem quase fez um gol foi o rival alvinegro. Aos 17min, Rogério furou de forma bisonha e se recuperou em seguida.

Aos 30min, os dois técnicos fizeram alterações em seus times. No Corinthians, Jorge Henrique entrou na vaga de Emerson. Por contusão, o volante Denílson deixou o clássico para a entrada de Wellington.

Quatro minutos mais tarde, o lance mais polêmico do clássico colocou o Corinthians em vantagem. Tolói recuou errado para Rogério, Pato chegou mais rápido e tocou na bola antes do goleiro. Depois de sofrer um contato do são-paulino, o atacante corintiano caiu na área e o árbitro Leandro Marinho assinalou a penalidade.

Rogério ficou muito tempo caído no chão, recebeu atendimento e, quando se levantou, foi advertido com o cartão amarelo. Os atletas do São Paulo reclamaram muito do pênalti. O próprio Pato converteu a infração.

Ousado, Ney Franco colocou a equipe tricolor no ataque. Wallyson e Douglas substituíram Maicon e Paulo Miranda. Tite respondeu com a entrada de Edenílson no lugar de Romarinho. Assim, o Corinthians conseguiu segurar o êxito.


Endereço da página:

Links no texto: