Folha de S. Paulo


Colômbia faz 5 a 0 na Bolívia e assume a vice-liderança das eliminatórias

Com um futebol veloz e ofensivo, a Colômbia goleou a Bolívia por 5 a 0, em Barranquilla, nesta sexta-feira, pela 11ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014.

O primeiro tento, porém, saiu de uma jogada irregular. O lateral Juan Cuadrado, que deu a assistência para o gol de Macnelly Torres, estava impedido quando recebeu o passe de Falcao Garcia. Mas o árbitro equatoriano Carlos Vera validou o lance.

Os demais gols saíram na etapa final. Aos 4min, Carlos Valdez anotou o segundo e Teófilo Gutiérrez ampliou aos 16min. O atacante do Atlético de Madri, Falcao Garcia, fez o quarto aos 40min e o lateral Pablo Amero, ex-Palmeiras, fechou o placar aos 47min.

Com o resultado, a Colômbia --que não disputa um Mundial desde a Copa de 1998, na França-- vai a 19 pontos e assume a vice-liderança. Isso porque, o Equador, que tem 17 pontos, não joga nesta rodada. A Bolívia permanece em sétimo com oito.

O próximo compromisso da Colômbia acontece na terça-feira, dia 26, contra a Venezuela, fora de casa. No mesmo dia, a Bolívia recebe a Argentina.

Os quatro melhores se classificam automaticamente para o Mundial do Brasil. O quinto colocado vai disputar a repescagem contra o quinto melhor da eliminatória asiática.

O JOGO

Antes da partida começar, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-goleiro colombiano Miguel Calero, que morreu no dia 4 de dezembro. O arqueiro foi homenageado por meio de sua esposa, que recebeu uma camisa e recebeu os cumprimentos dos atletas colombianos.

A seleção local dominou o jogo desde o início. Com bom toque de bola e velocidade na transição do meio para o ataque, a equipe envolveu o adversário e criou diversas oportunidades para abrir o placar. A Bolívia se retraiu e não conseguia passar da faixa central do gramado.

E a superioridade colombiana efetivou-se em gol aos 19min. Teófilo Gutiérrez tocou para Falcao Garcia. O atacante do Atlético de Madri abriu para o lateral Juan Cuadrado, que invadiu a área e rolou para trás. Macnelly Torres só teve o trabalho de empurrar para a rede. No replay do lance, a câmera mostrou o lateral Cuadrado adiantado na hora do passe de Falcao.

Após o gol, a Colômbia diminuiu o ritmo e se posicionou para contra-atacar, mas sem a mesma volúpia do começo do jogo. Já a Bolívia, sem forças para agredir o rival, assustou apenas em tiros de fora da área, especialmente de Alejandro Chumacero, que atua no Strongest.

De maneira displicente, os colombianos voltaram a criar mais oportunidades, mas falharam na hora de concluir. Ainda assim, o time da casa poderia ter ampliado aos 40min, em um pênalti não marcado pelo árbitro equatoriano. Falcao foi lançado na área pelo lado direito e finalizou. O goleiro Arias deu rebote e o atacante tentou passar pelo seu adversário, mas foi derrubado. O juiz, porém, mandou o jogo seguir.

A seleção colombiana demorou para voltar do intervalo, talvez por causa de uma bronca do técnico argentino José Pekerman. O fato é que o tempo no vestiário foi benéfico para o time da casa, que pressionou os bolivianos e criou várias oportunidades.

E logo aos 4min, saiu o segundo gol. Após cobrança de escanteio de James Rodríguez, Falcao Garcia cabeceou forte e a zaga bloqueou. No rebote, o zagueiro Carlos Valdez ampliou o marcador.

O espanhol Zavier Azkargorta abriu sua equipe ao colocar o atacante Juan Carlos Arce, ex-Corinthians, e sacar o meio-campista Ronald García. A vida colombiana ficou ainda mais fácil e, aos 16min, Teófilo Gutiérrez anotou o terceiro, após passe de Macnelly Torres, destaque do jogo.

Com o placar definido, a Colômbia relaxou e a seleção boliviana criou algumas oportunidades, mas parou no goleiro David Ospina.

Aos 40min, mais um tento para a Colômbia. Aldo Ramirez lançou Armero na esquerda, o lateral foi à linha de fundo e cruzou. Falcao Garcia surgiu na pequena área e mandou para a rede. E ainda teve tempo para o quinto. No último lance da partida, o lateral Armero foi lançado na esquerda, invadiu a área e tocou por cobertura, na saída do goleiro Galarza.


Endereço da página:

Links no texto: