Folha de S. Paulo


Portugal arranca empate nos acréscimos e respira nas eliminatórias

Cristiano Ronaldo entrou em campo, mas pouco ajudou Portugal. No entanto, o astro do Real Madrid viu sua seleção arrancar um empate por 3 a 3, nos acréscimos, contra Israel, em Ramat Gan, pela quinta rodada do Grupo F das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Logo no primeiro minuto, Bruno Alves abriu o placar para Portugal. Depois, os israelenses viraram ainda no primeiro tempo com gols de Hemed e Ben Basat. Gershov chegou a ampliar a vantagem, mas Postiga e Coentrão, este último nos acréscimos, fizeram mais dois tentos para os portugueses.

Com o resultado, as duas seleções estão com oito pontos. Israel leva vantagem no saldo de gols e ocupa a vice-liderança da chave. A Rússia, que visita a Irlanda do Norte no sábado, está no topo com 12 pontos. Assim, Portugal ainda mantém viva a esperança de disputar o Mundial no Brasil.

Apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a Copa. Os oito melhores segundos colocados, de um total de nove chaves, disputam as quatro vagas restantes em mata-matas.

O JOGO

Mesmo fora de casa, Portugal estava pressionado para conseguir uma vitória. Em terceiro lugar do grupo, o técnico Paulo Bento sabia que apenas um êxito colocaria sua equipe na segunda colocação. Por isso, o esquema adotado para a partida foi o 4-3-3.

Para Israel, um empate já era satisfatório. Porém, a possibilidade de voltar a uma Copa depois de 44 anos de ausência e o apoio da torcida impulsionaram os mandantes.

Mas logo no primeiro minuto, Portugal tratou de esfriar os ânimos israelenses. Miguel Veloso cobrou escanteio na cabeça de Bruno Alves e o zagueiro testou com liberdade para abrir o placar.

Satisfeita com a vitória parcial, a equipe lusa não pressionou o adversário e especulava nas descidas pelo setor direito do ataque. O astro Cristiano Ronaldo pouco apareceu no primeiro tempo, o que fez falta para Portugal posteriormente.

Aos 24min, o lateral direito israelense Shpungin chegou ao fundo, cruzou rasteiro na área e Ben Basat deixou a bola passar. Hemed girou e bateu no canto direito de Rui Patrício. Empate dos mandantes.

Aos 33min, Hélder Postiga teve uma chance clara para colocar os portugueses em vantagem novamente. Ele recebeu em velocidade, invadiu a aérea, livrou-se do goleiro Aouate e chutou na trave.

Sete minutos depois, veio o castigo pela falha na conclusão. Ben Basat, livre, deixou a bola quicar na área para encher o pé e virar o marcador a favor de Israel. Na segunda etapa, Portugal tentou pressionar, porém a primeira chance foi do adversário. Ben Basat chutou com perigo e assustou o goleiro luso.

Insatisfeito, Paulo Bento fez duas mudanças ao mesmo tempo. Varela e Miguel Veloso saíram para as entradas de Vieirinha e Carlos Martins. O técnico de Israel, Eli Gutman, respondeu com a entrada de Atar na vaga de Hemed, que saiu aplaudido pelos torcedores.

Aos 24min, Bruno Alves tentou fazer embaixadinhas perto da linha de fundo defensiva e saiu com bola e tudo. Na cobrança de escanteio, Rui Patrício ficou no meio de caminho e Gershon cabeceou livre para ampliar a vantagem israelense.

A resposta portuguesa foi rápida. Três minutos depois, Vieirinha acionou Cristiano Ronaldo na área. O atacante chutou cruzado e Postiga completou para a meta vazia.

Bento fez sua última aposta. Ousado, o técnico tirou o zagueiro Bruno Alves e colocou o atacante Hugo Almeida. Gutman também queimou suas duas últimas substituições. Refaelov e Benayoun entram no duelo.

Com as mudanças, Portugal ficou mais ofensivo e dominava o adversário. Porém, não conseguia finalizar com perfeição. Aos 44min, o lateral esquerdo Coentrão cabeceou no travessão do rival.

Já nos acréscimos, ele não perdoou o vacilo israelense. Hugo Almeida desviou de cabeça, a bola triscou no travessão novamente e a zaga afastou mal. O próprio Coentrão se atirou na direção da bola para colocá-la na rede e empatar o duelo no último suspiro português.


Endereço da página:

Links no texto: