Folha de S. Paulo


Papa possui um pedaço da arquibancada de antigo estádio do San Lorenzo

O papa Francisco possui entre seus bens um pedaço da arquibancada do estádio de futebol "Gasômetro", que foi de propriedade do San Lorenzo, time de coração do pontífice, durante 63 anos, no bairro de Boedo, em Buenos Aires.

Fontes da Cúria da capital argentina, onde Jorge Bergoglio vivia até o mês passado, disseram que seus bens mais "valiosos", além dos livros, são suas "relíquias" de futebol: uma camisa do San Lorenzo, uma foto do "velho Gasômetro" e um pedaço de madeira da arquibancada do histórico estádio.

O papa já havia começado a se desprender de alguns livros em dezembro de 2011, quando apresentou a renuncia ao arcebispado, após completar 75 anos.

San Lorenzo Athletic Club/Reuters
O então cardeal Jorge Mario Bergoglio exibe uma camisa do San Lorenzo, da Argentina
O então cardeal Jorge Mario Bergoglio exibe uma camisa do San Lorenzo, da Argentina

As fontes disseram que é possível que o papa Francisco peça que "essas relíquias" sejam enviadas ao Vaticano e "poucas outras coisas".

O "Gasômetro" de Boedo foi obrigatoriamente demolido entre 1982 e 1983 pela ditadura militar por conta do local onde estava localizado, já que a Prefeitura queria impor um plano de abertura de ruas a construção de imóveis.

Após a demolição do estádio, as ruas não foram abertas, os imóveis não foram construídos e o terreno foi comprado por uma rede francesa de supermercados por US$ 8 milhões, em uma operação entre bancos e imobiliárias não registradas, uma delas com sede em Montevidéu.

No ano passado, uma lei de "Restituição histórica" fez com que o terreno fosse devolvido ao San Lorenzo, onde o clube voltará a construir um estádio que deve ficar pronto em 2016, segundo o presidente da entidade, Matías Lammes.

O antigo "Gasômetro" foi durante anos o estádio no qual a seleção argentina disputava suas partidas, até a construção do "Monumental", do River Plate (1938) e "La Bombonera", do Boca Juniors (1940).

"Voltamos à Terra Santa", é possível ler em vários cartazes pregados nas paredes de edifícios de Boedo, nos quais se anuncia o retorno do clube ao bairro e ao mesmo lugar no qual conquistou suas glórias esportivas.


Endereço da página:

Links no texto: