Folha de S. Paulo


Juventus pode voltar às quartas de final após sete anos

Depois de vencer o Celtic por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa dos Campeões, na Escócia, a Juventus está muito perto de chegar às quartas de final do torneio.

A equipe italiana só será eliminada se perder nesta quarta-feira, em casa, a partir das 16h45 (de Brasília), por quatro ou mais gols de diferença ou então por placares como 4 a 1, 5 a 2, 6 a 3...

A última vez, na Copa dos Campeões, que a equipe italiana sofreu um revés em sua casa que a impediria de avançar às quartas, foi no dia 8 de dezembro de 2009, quando perdeu por 4 a 1 para o Bayern de Munique, na fase de grupos.

Caso confirme sua classificação, a Juventus voltará às quartas da Copa dos Campeões após um hiato de sete anos sem atingir essa fase. A última vez foi na temporada 2005-2006.

Alessandro Bianchi/Reuters
Andrea Pirlo (à dir.) comemora gol com o companheiro Sebastian Giovinco. Eles são esperanças da Juventus na Copa dos Campeões
Andrea Pirlo (à dir.) comemora gol com o companheiro Sebastian Giovinco. Eles são esperanças da Juventus na Copa dos Campeões

Na ocasião, a equipe italiana foi eliminada pelo Arsenal. O time inglês venceu o jogo de ida por 2 a 0 e uma igualdade sem gols na segunda partida decretou a eliminação do clube de maior torcida da Itália. Do atual elenco juventino, somente o goleiro Buffon e o zagueiro Chillini participaram desses duelos.

O longo jejum na fase quartas de final se explica parcialmente pelo envolvimento do clube italiano num escândalo de manipulação de resultados que ficou conhecido por Calciopoli. A Juventus perdeu o título italiano conquistado nas temporadas 2004-05 e 2005-06 (que ficou com a rival Internazionale), ficou de fora da Copa dos Campeões, foi rebaixada à segunda divisão da Itália e ainda começou o campeonato com 9 pontos negativos. Mesmo assim, a equipe de Buffon e Del Piero conseguiu o título do torneio, com 85 pontos.

Um terceiro lugar no Campeonato Italiano da temporada 2007-2008 garantiu a Juventus na Copa dos Campeões da temporada seguinte.

No torneio continental, depois de ganhar duas vezes do Real Madrid (2 a 1 na Itália e 2 a 0 na Espanha) e de terminar a fase de grupos em primeira, com 12 pontos, e invicta, a Juventus foi eliminada pelo Chelsea nas oitavas de final. Os ingleses fizeram 1 a 0 em Londres e conseguiram um 2 a 2 em Turim.

Na temporada 2009-2010, a equipe do norte da Itália teve um desempenho ainda pior: caiu na fase de grupos. Com derrotas para o Bayern de Munique e para o Bordeaux, a Juventus ficou em terceiro lugar em sua chave, com apenas 7 pontos conquistados. Essa não foi a única decepção do clube na temporada: um 7º lugar no Campeonato Italiano impediu o clube de disputar a Copa dos Campeões de 2010-2011.

A mesma colocação no campeonato nacional subsequente também tirou a equipe de Turim da Copa dos Campeões de 2011-2012. Nessa temporada, no entanto, a Juventus voltou a ganhar um Campeonato Italiano (e de forma invicta, com 23 vitórias e 15 empates) e garantiu sua vaga na Copa dos Campeões da atual temporada.

Na fase de grupos, os italianos ficaram em primeiro lugar, com 12 pontos. A equipe venceu três jogos (um dos quais foi a vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea, em casa) e empatou outros três.


Endereço da página:

Links no texto: