Folha de S. Paulo


Zagueiro brasileiro marca, e Borussia elimina Shakhtar da Champions

O Borussia Dortmund bateu o Shakhtar Donetsk por 3 a 0, nesta terça-feira, na Alemanha, e se classificou às quartas de final da Copa dos Campeões. Na partida de ida, na Ucrânia, as equipes empataram por 2 a 2.

Os gols foram marcados pelo zagueiro brasileiro Felipe Santana, aos 30min, pelo meia alemão Götze, aos 37min da primeira etapa, e pelo meio-campista polonês Blaszcztkwoski, aos 12min do 2º tempo.

Com o resultado, o time alemão manteve os 100% de aproveitamento jogando em seu estádio pela Copa dos Campeões.

O sorteio das quartas de final está programado para o dia 15 de março e as partidas desta fase começarão a ser disputadas no dia 2 de abril.

O JOGO

O Borussia começou a partida apostando no toque de bola no ataque e na marcação adiantada. Logo aos 11min, o time da casa chegou pela primeira vez, quando Götze deixou Lewandowiski na cara do gol, mas o goleiro Pyatov fechou o ângulo e o atacante chutou em cima dele.

Contudo, depois disso, a equipe alemã não conseguiu criar outras boas chances porque faltava caprichar no último passe ou então tentar alguma jogada individual.

E foi justamente quando Götze tentou um lance pessoal que os anfitriões abriram o placar. Ele invadiu a área pelo lado direito e chutou em cima de Rat. No escanteio, cobrado aos 30min, ele colocou a bola na cabeça de Felipe Santana, que, do alto de seu 1,94m, ganhou de Rakitisky e testou no ângulo de Pyatov.

O gol animou os anfitriões, que ampliaram 7min depois, com Götze, o melhor jogador em campo. Ele recebeu um cruzamento rasteiro de Lewandowiski e tocou no canto direito de Pyatov.

A única boa chance do Shakhtar foi aos 45min, quando Fernandinho tentou o cruzamento, mas a bola foi na direção do gol e Weidenfeller colocou a bola para escanteio.

O Shakhtar voltou para a segunda etapa com Douglas Costa no lugar de Taison. A substituição deu uma nova dinâmica ao jogo, pois, logo aos 2min, o Douglas chutou cruzado, rasteiro e a bola passou muito perto da trave direita. Um minuto depois, Fernandinho invadiu a área e tentou driblar Weidenfeller, mas acabou saindo com a bola.

Apesar de começar melhor, a equipe ucraniana viu o Borussia fazer 3 a 0 após uma falha de Pyatov. A jogada do gol começou com Blaszcztkowski, que tocou para Gündogan chutar, da meia-lua, no meio do gol. Só que Pyatov não segurou e, no rebote, o mesmo Blaszcztkwoski teve tranquilidade para driblar o goleiro e fazer o gol, aos 12min.

O Shakhtar pareceu ter sentido o gol e não demonstrou o mesmo ímpeto dos primeiros minutos. O Borussia quase fez o quarto em duas oportunidades. Uma aos 28min, quando Grosskreutz recebeu de Reus e chutou no canto esquerdo, mas a Pyatov se redimiu do gol tomado ao fazer uma bela defesa. A outra foi 6min depois, quando Reus fez fila na defesa do Shakhtar, mas perdeu o equilíbrio na hora de chutar.

O Shakhtar ainda teve uma chance de fazer o gol de honra aos 37min, mas Luiz Adriano, livre na pequena área, após chute de Fernandinho desviado na zaga alemã, chutou em cima de Weidenfeller e não conseguiu diminuir a vantagem dos ucranianos.


Endereço da página:

Links no texto: