Folha de S. Paulo


Shakhtar aposta em brasileiros para eliminar o invicto Borussia

Depois de empatar em 2 a 2 com o Borussia Dortmund, na Ucrânia, no jogo de ida das oitavas de final da Copa dos Campeões, a missão da equipe ucraniana para conseguir a vaga nas quartas de final é ingrata, pois o clube alemão venceu todos os seus jogos em casa e tomou apenas um gol. Para tentar reverter essa estatística, o Shakhtar Donetsk acredita nos sete brasileiros de seu elenco.

A fé dos ucranianos nos atletas nascidos no Brasil se justifica: 11 dos 14 gols da equipe na competição saíram dos pés de jogadores do país. O artilheiro do time é o meia Willian, autor de quatro gols, mas que foi negociado com o Anzhi, da Rússia. Entretanto, o atacante Luiz Adriano, autor de três tentos, e o meia Douglas Costa, que marcou no empate do jogo de ida, são as outras esperanças do clube.

O time ucraniano conta com Ilsinho, Luiz Adriano, Tayson, Douglas Costa, Alan Patrick, Fernandinho e Alex Teixeira. Há ainda Eduardo, brasileiro naturalizado croata.

Luiz Adriano declarou, em entrevista ao site oficial do Shakhtar, que, devido à necessidade de gols, o time deve jogar ofensivamente: "Vamos jogar no ataque, mas temos de ser cuidadosos na defesa".

O Shakhtar precisa de uma vitória ou empate com mais de dois gols para avançar às semifinais (3 a 3, 4 a 4...). Já o Borussia se classifica com um 0 a 0, 1 a 1 ou com qualquer vitória. Um novo empate em 2 a 2 leva o jogo para a prorrogação.

Sergei Supinsky/AFP
O atacante Luiz Adriano, do Shakhtar, durante jogo contra o Borussia Dortmund, na Ucrânia
O atacante Luiz Adriano (esq.), do Shakhtar, durante jogo contra o Borussia Dortmund, na Ucrânia

Endereço da página:

Links no texto: