Folha de S. Paulo


COI diz estar 'confiante, mas vigilante' sobre Rio-16

A presidente da Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos de 2016, Nawal El Moutawakel, disse estar otimista com o que "viu e ouviu" no Rio nos últimos dias.

De segunda-feira até esta quarta (20), o grupo chefiado por ela visitou instalações e se reuniu com representantes do comitê organizador dos Jogos, além de membros dos três níveis de governo.

"Vimos um sólido progresso nesta semana. As obras estão em curso e o comitê organizador continua aumentando sua capacidade. No entanto, muitos projetos terão que ser finalizados simultaneamente. Continuamos confiantes, mas precisamos nos manter vigilantes e continuar a trabalhar duro para que os cronogramas sejam respeitados", disse a marroquina.

O tema mais abordado na entrevista coletiva que encerrou o quarto encontro de coordenação entre COI e Rio-16 foi acomodações.

Gilbert Felli, diretor-executivo do COI para os Jogos, confirmou a construção de duas novas Vilas de Mídia, para abrigar a imprensa, na região da Barra da Tijuca (zona oeste). O projeto original dos Jogos previa apenas uma Vila, na região portuária.

"Estamos vendo os esforços da cidade para atrair investimentos em novos hotéis. Mas esperamos receber o plano final em junho", disse o suíço.

"Se você pegar o caderno de avaliação que foi feito antes da escolha do Rio, acomodação já estava lá. Vamos atingir o número necessário e ainda teremos o apoio de navios ancorados na cidade", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do comitê Rio-2016.


Endereço da página:

Links no texto: