Folha de S. Paulo


Campeã e vice da Copa Africana de Nações são recebidas com festa

Centenas de nigerianos em festa foram nesta terça-feira ao aeroporto da capital Abuja para receber os heróis do terceiro título das 'Super Águias' na Copa Africana de Nações. O mesmo aconteceu com a seleção de Burkina Fasso, homenageada pelo vice-campeonato.

Ahmed Ouoba/AFP
Torcedores de Burkina Fasso encheram o estádio na festa
Torcedores de Burkina Fasso encheram o estádio na festa

Após desembarcar, os jogadores que derrotaram o Burkina Faso por 1 a 0 na final foram para o estádio Nacional para celebrar a vitória outras centenas de torcedores. Na noite desta terça-feira eles ainda se encontram com o presidente Goodluck Jonathan.

A Nigéria, país mais mais populoso da África, conquistou seu primeiro título do torneio em 1980 e estava com o grito de campeão entalado na garganta desde 1994, na época que o técnico atual Stephen Keshi atuava como zagueiro.

Na terça-feira, a Federação Nigeriana informou que Keshi voltou atrás da sua decisão de pedir demissão apesar de ter anunciado na véspera numa entrevista a uma rádio sul-africana que tinha entregue sua carta de renúncia logo depois da final por causa de tensões com dirigente e dentro do vestiário.

Pius Utomi Ekpei/AFP
Torcedores tentam tocar o troféu de campeão da Copa Africana, carregado por Joseph Yobo, no desembarque
Torcedores tentam tocar o troféu de campeão da Copa Africana, carregado por Joseph Yobo, no desembarque

Com o título continental seleção nigeriana garantiu sua vaga na Copa das Confederações, que será disputada dos dias 15 a 20 de junho no Brasil, e fará sua estreia no dia 16 contra Taiti no Mineirão.

Já em Burkina Fasso, os jogadores foram recebidos por uma multidão estimada em 40 mil pessoas no Stade du 4-août, na cidade de Ouagadougou, onde todos foram homenageados com medalhas pelo presidente Blaise Compaore.


Endereço da página:

Links no texto: